sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Viva a sexta!

Sim, viva a sexta-feira, o Dia Nacional da Gandaia. Com novidades na DONA KRISTENFRIEDA e na FILOSOFOLIA. Ambas as seções foram repaginadas e ficaram mais funcionais (e mais fáceis de entender). Também um novo editorial (em todas as páginas, inclusive na inicial) sobre ENSINO. Sem a pretensão de ensinar os outros, ainda mais o Ministro da Educação, usamos o nosso direito de discordar dele quando pretende implantar o aumento da carga horária anual como solução para a péssima qualidade do ensino brasileiro. 
Leia e comente, o autor agradece.
Um bom fim de semana a todos. Até terça-feira.
O autor.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Matérias da terça


Alguém se habilita a prever quem vai ganhar a queda de braço entre a Administração Pública e os empreiteiros na execução das obras para a Copa do Mundo de 2014? Pois saibam que a Administração tem uma poderosa arma com a qual pretende barrar as pretensões dos construtores desonestos. Veja na seção "A vida nossa de cada dia", na página FILOSOFOLIA.
Veja também o caso do padre que foi barrado no teste do bafômetro, em Belo Horizonte. Também na Filosofolia.
E a Dona Kristenfrieda, habitual colaboradora do blog, comparece com mais dois episódios. Não perca.
Em tempo: hoje é o Dia do Idoso. Viva nóis! Se não temos muito a comemorar, também não temos muito a lamentar. Estamos no lucro.
Também é o Dia Internacional do Turismo. Aí sim, nada a comemorar. Infelizmente! Vamos curtir o blog.
Boa semana para todos.
O autor.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Saudemos a alegria!


Já estamos na primavera. Saudemo-la. Saudemos as flores, as cores e as alegrias que a nova estação nos promete. Esperamos ter deixado para trás o frio, o tempo nublado e chuvoso que de forma melancólica caracteriza a nossa região. Viva a primavera.
No âmbito do blog, como de praxe, estamos com novidades. Mais uma vez a Dona Kristenfrieda nos oferece um episódio engraçado.
Não só ela. Lyllo também está de volta com uma fundamentada análise dos sonhos: será possível prever o futuro através dos sonhos?
Papos de crianças colocam um pequenino diante das agruras do trânsito e suas normas, ensinando a mãe a não atender o celular enquanto está dirigindo.
Para ver as matérias do Lyllo e os Papos de Crianças, clique na página "Peripécias de Crianças", aqui nesta página, do lado direito.
Um episódio inusitado ocorreu na China, onde dois restaurante acabaram trombando um com o outro. Como assim? Dois restaurantes trombando? Veja como foi, na página “Interessantíssimas”, onde um link o levará diretamente ao “Jornal da Band”, noticiário em que o caso foi apresentado.
E temos, a partir desta edição, a “Nossa Opinião”, uma análise séria da realidade do dia-a-dia, publicada nesta página principal do blog. “Nossa Opinião”, que você vai encontrar rolando a página até o fim, será renovada semanalmente - sempre às sextas-feiras - e as edições passadas não permanecem no blog, como acontece com as outras matérias. O assunto de hoje é a pena de morte, assunto trazido à baila por causa da execução de um condenado nos EUA, nesta semana.
Boa leitura e um excelente fim de semana a todos.
O autor.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Datas comemorativas


Hoje (terça-feira) é o ápice da Semana Farroupilha, o dia em que os gaúchos comemoram a Revolução Farroupilha. No Rio Grande do Sul é feriado. Para os gaúchos, é tempo de reviver costumes e tradições que, ao longo dos anos, vão se consubstanciando e formando a sólida estrutura cultural dos pampas. Nossos parabéns aos sul-riograndenses e, de forma ampla, aos gaúchos de todas as latitudes brasileiras

Amanhã (quarta-feira) é o Dia da Árvore. Data comemorativa em homenagem, não só às árvores, mas ao mundo vegetal como um todo, que costuma renascer nessa época e cuja existência é simplesmente fundamental para toda a humanidade. Não se concebe o planeta sem a existência das plantas, direta e indiretamente responsáveis por todas as formas de vida existentes na Terra. O apelo, como não pode ser diferente, é pela preservação de todas as espécies vegetais, para o que se torna indispensável a conscientização de todos. Com efeito, é simplesmente lamentável assistirmos ao festival de desmatamentos e queimadas que destroem as matas ainda remanescentes, sem que medidas sejam implementadas para coibir essas práticas de forma mais efetiva. Felizmente essa destruição entrou em fase de declínio nos últimos anos, mas ainda assim é preocupante. Cabe-nos orientar as novas gerações sobre a importância da preservação ambiental, da qual é parte fundamental a preservação da nossa natureza vegetal. Deixando para os profissionais da área as considerações sobre o assunto, vamos ao conteúdo do blog, atualizado hoje, como de praxe.

Na página Dona Kristenfrieda, a velha senhora volta com mais algumas importantes considerações, do alto de seus 96 anos de idade. Há novidades também na seção Filosofolia (a reflexão do mês, com uma importante sugestão sobre a reforma política no Brasil) e no Dindolim, o Mentiroso, com mais uma fábula cabeluda.

Boa leitura a todos.

O autor.


A Gargalhada da Gaivota
Pode ser encontrado na
Babitonga
CAFÉ, LIVRARIA E BISTRÔ
Rua Dr. Luiz Gualberto nº 40
= Centro Histórico =
São Francisco do Sul - SC



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Novidades da sexta


O mentiroso Dindolim está de volta com um novo episódio: “O guarda-chuva mágico”, instrumento que achou numa loja em dia de chuva. Não deixe de ler.
Na página “contos, crônicas e correlatos”, uma nova crônica. Na verdade, um texto mais ou menos autobiográfico deste autor, com o título “Nos anos de plum-bum”. 
E a Dona Kristenfrieda comparece novamente com dois episódios inéditos (e engraçados). 
Novamente o lembrete: as matérias novas estão grafadas na cor azul.
Para todos, um excelente fim de semana. Até terça-feira com novas matérias. 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Finalmente de volta


Depois de uma semana de civismo (e de muita chuva em Santa Catarina), estamos de volta. Com desculpas pelo “forfait” da sexta-feira, mas essa situação havia sido anunciada. Estivemos em viagem e não foi possível cumprir o critério de atualização do blog duas vezes na semana que passou. Mas, enfim, estamos hoje com várias novidades, vejam só:
Peripécias de crianças: dois episódios na série “papos de criança”;
Dona Kristenfrieda: duas intervenções da velhinha – hilárias como sempre;
Informações úteis: duas dicas de saúde;
Contos, crônicas e correlatos: uma crônica nova – “Na era da internet”.
Talvez não esteja sendo rigorosamente seguido o critério das matérias novas no fim das páginas. É que, às vezes, a posição da matéria depende do contexto da página, a sua articulação com as demais. Então o critério pode não ser seguido à risca. Mas ainda vigora a regra de que as matérias novas são sempre apresentadas com o texto na cor azul (às vezes claro, às vezes escuro, mas sempre azul).
Agora, até sexta-feira (à noite). Um bom meio de semana para todos. Abraços.
O autor.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Salve a Pátria Amada!

Semana da Pátria, tempo de render homenagens à terra em que vivemos. Independentemente dos fatores que possam influenciar os nossos sentimentos em relação aos valores maiores do nosso País, devemos nos conscientizar do nosso papel de cidadãos, através de um comportamento e uma postura de retidão, de probidade e de justeza em todas as nossas ações. Em outras palavras, devemos fazer a nossa parte, independentemente do comportamento dos outros.
Hoje o nosso blog apresenta uma considerável novidade. Sai do ar, temporariamente, a página “Abobrinhas com mel”, para dar lugar a “Informações úteis”, um espaço com o qual pretendemos divulgar notícias e orientações de real utilidade para os leitores. Por enquanto, são apenas três dicas de segurança nessa página, mas virão mais, tais como “dicas de saúde”, “dicas de comportamento”, etc. As três dicas de segurança referem-se a reações em casos de assalto a motoristas. Muito importantes. 
As “Abobrinhas com mel” devem voltar em breve com a reformulação do blog, cujo projeto está em andamento.
Outra novidade para quem quer consultar a listagem dos Códigos de Endereçamento Postal (CEP): agora temos um link remetendo o interessado diretamente à ECT. Não é mais preciso ir a um buscador ou guardar o endereço eletrônico dos Correios. Pelo blog você chega lá!  É só clicar sobre o link "Busca de CEP", aqui na lateral direita.
Devido aos feriados da Semana da Pátria (aqui em São Francisco do Sul é feriado nos dias 7 e 8 - quarta e quinta-feira), não haverá atualização do blog na sexta. Retornaremos na terça da semana que vem, dia 13. Uma ótima semana, gente!
O autor.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vem aí a primavera


Começamos o mês da primavera com expectativas muito positivas para o próximo período. Vem aí a primavera, as condições climáticas devem ser bem melhores do que aquelas que vivemos durante o inverno/outono e, com isso, a própria disposição pessoal deve melhorar, como normalmente acontece. É tempo de esquecer um pouco as mazelas e os desmandos dos nossos políticos, a criminalidade que grassa no nosso país, a parcialidade da grande imprensa, as mortes em acidentes, as desgraças sociais que nos afligem, e encarar a vida com esperança renovada que – afinal – é o grande motor da nossa existência. Quando a esperança se esvai a vida vai junto, e não podemos deixar que isso aconteça conosco, nunca.
Continuamos com o nosso critério de atualizar o blog as terças e sextas-feiras, à noite (depois da 18:00 horas). Portanto, hoje temos coisas novas (matéria nova na cor azul) nas páginas:
Dona Kristenfrieda – que comenta sobre o acidente com o bondinho de Santa Teresa, no Rio de Janeiro;
Filosofolia – Mais uma reformulação nos “Ditados populares e suas (in)consequências”, agora em sua versão definitiva. E também uma fórmula definindo a amizade;
Colaboradores – Mais duas interessantes matérias do Dr. Carlos Adauto Vieira, especiais para os amantes da história de São Francisco do Sul e região;
Peripécias de crianças – um papo infantil sobre os órgãos humanos;
Dindolim, o mentiroso – uma cabeluda história de corrida de cavalos.
Observação: a partir da próxima semana estaremos retirando algumas matérias das páginas, para evitar  acúmulo excessivo. Essas matérias ficarão especialmente arquivadas e poderão ser republicadas, caso haja interesse demonstrado pelos leitores.
Um bom fim de semana a todos