sábado, 29 de outubro de 2011

Desculpas... de novo!


Um pedido de desculpas pressupõe culpa. Nem sempre, de quem pede. É o caso, agora. Os leitores do blog certamente estão frustrados por não terem visto as atualizações da sexta-feira (ontem). Além disso, as da terça-feira passada saíram truncadas. Mas a culpa não é minha. E se for, pelo menos, não é voluntária.
Acabou acontecendo um tremendo empastelamento no blog quando estava tentando postar novas imagens na página Fotograças (lembram que havia uma promessa de novas imagens?). Pois é. O programa recusou-se a salvar as alterações e, não só isso, também desconfigurou totalmente o blog, deletando toda a página da Dona Kristenfrieda, justamente a mais visitada do blog. Todas as matérias da }Dona Kristenfrieda foram para o lixo e não consegui recuperar nenhuma. Tive que apelar para os meus arquivos para remontar a página.
Tudo isso levou um bom tempo. Por isso, meus leitores acabaram prejudicados (desculpem, mais uma vez) por não terem as novidades.
Mas tudo tem o seu lado bom. O “rebu” acabou precipitando uma alteração que já vinha sendo planejada anteriormente. A partir desta edição, algumas mudanças já estarão sendo implementadas. O blog auxiliar estará recebendo mais material, como uma página “Fotograças II”. Algumas páginas terão o seu conteúdo dominuido. Procurarei também reduzir as postagens da página inicial.
Peço paciência a todos, que devagar estaremos chegando a um modelo ideal do blog. Segundo a proposta, será transformado em site independente em breve. As alterações de agora são apenas mais um passo para a melhoria total do espaço. Aguardem.

Veja novidades nas páginas:
DONA KRISTENFRIEDA
FOTOGRAÇAS II


************

Nossa opinião:
Administrar por "estratégias"
Noam Chomsky, filósofo político norte-americano, elaborou uma relação de dez “estratégias de manipulação”, artifícios usados para levar o povo a apoiar ou acreditar numa postura que, em princípio, seria contrária às suas convicções. Uma dessas “estratégias”, possivelmente a mais conhecida, é a “estratégia da distração”, que consiste em desviar a atenção das questões principais através de uma enxurrada de informações desimportantes mas de certa forma curiosas, cujo objetivo é entreter o pensamento popular e desviá-lo do foco que realmente interessa.

Embora menos conhecida, também está na lista de Chomsky a “estratégia da reação”, tática para inculcar no povo uma ideia de caos e assim abrir espaço para a implementação de medidas impopulares como única solução viável para a situação caótica criada (imaginária ou real).

É absolutamente conveniente direcionarmos as nossas atenções para essas “estratégias” (há também várias outras), pois todas elas têm o propósito de iludir o povo. Enquanto algumas apenas desviam a atenção, impedindo uma reação indesejada, outras fazem concordar com soluções que, em outras circunstâncias, seriam veementemente condenadas e hostilizadas.

Não é preciso ser adivinho para concluir que os beneficiários dessas formas de ilusão pública são os governantes de plantão, em qualquer dos níveis que venha a ser considerado. E o meio de propagação das “estratégias” não poderia ser outra senão a famosa “mídia” (de qualquer tipo ou tamanho, tudo é válido). Inconscientemente ou não, bem ou mal, a mídia cumpre o seu papel. E o povo vai levando a sua vida, iludido sempre, esclarecido jamais (à exceção de uns poucos).

Todo este preâmbulo se torna conveniente para abordar uma situação que já aflige milhões de brasileiros – se não a população inteira, com parcas exceções, mesmo os não diretamente atingidos. Refiro-me à questão da saúde pública. Nunca antes neste país se viu coisa igual: pacientes nos corredores dos hospitais (quando conseguem atendimento!), rejeitados nas UTIs por falta de leitos ou literalmente assassinados por erros primários de enfermeiros e médicos... e por aí vai o caos.

Perceberam a primeira premissa do raciocínio? O caos está aí. Nem precisamos discorrer muito sobre ele, todo mundo sabe a quantas anda a saúde pública. A segunda premissa, que vai confirmar efetivamente a tese da “estratégia” que está sendo imposta aos brasileiros, é a discussão, nos meandros do Congresso Nacional, de artimanhas direcionadas à criação (ou recriação, se assim entenderem) de um imposto sobre movimentações financeiras, em modelo semelhante ao da extinta e famigerada CPMF, alvo de tantos debates, de tanta polêmica e de tanta contestação.
O teatro está armado. De um lado, o caos; do outro, a solução. Quem vai se opor?

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Desculpem, leitores


Sei que estou devendo uma explicação a respeito do pouco material nas atualizações bi-semanais. Acontece que estou preparando material para concursos e também para a feira do livro de São Francisco do Sul que está programada para o período de 4 a 12 de novembro. Por isso não ocorreu a publicação de um novo editorial e também a atualização nas Fotograças, prometida para sexta passada, acabou não saindo (vai sair hoje). Com as devidas desculpas, devo ainda esclarecer que, até o final da feira do livro as atualizações vão sair, sim, mas um pouco mais limitadas.
Hoje temos no cardápio: novos flagrantes nas FOTOGRAÇAS; novo episódio com o CAMELINO PARVO; também um novo episódio com a DONA KRISTENFRIEDA.
Outra coisa: Preciso de uma ajuda. Inscrevi um trabalho no concurso “Talentos da maturidade” com o título “A Janela Indiscreta”  e sei que os comentários acerca do mesmo são importantes para o julgamento. Peço que acessem o site do concurso (o endereço abaixo cai direto no trabalho):
Para postar um comentário ou fazer uma avaliação é preciso se inscrever, mas é fácil: só digitar o nome e o e-mail na própria página. Se puder passar para amigos, agradeço. Obrigado pela força!
Uma excelente semana a todos.
O autor