terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A prova não era consistente

Os delegados Flávio Affonso da Costa e Eliton Martinelli, da Polícia Civil paulista, foram absolvidos pela juíza Lilian Lage Humes, da 15ª Vara Criminal de São Paulo, em sentença promulgada na sexta-feira passada (27.jan). Os dois policiais estavam sendo acusados de ‘supressão de documentos’. Concretamente, o crime deles foi engolir uma lista de beneficiados num esquema de distribuição de propinas para policiais do 42º Distrito Policial da Capital paulista. A juíza absolveu a dupla por ‘inconsistência de provas’.
Afinal, como é que produz prova contra alguém que engoliu alguma coisa? Elementar, meu caro leitor, você já deve ter sacado essa. Na sentença, a meretíssima concluiu que a prova colhida não era ‘suficientemente robusta’ para embasar a condenação. Alguém aí já viu prova robusta nesse tipo de investigação?
Imagem: Café Brasil (http://www.portalcafebrasil.com.br)


Metrô e busum para o bem do esporte

Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, alguns atletas não participaram das provas porque chegaram atrasados aos respectivos locais de competição, em função do trânsito caótico na cidade nos dias dos jogos. Londres, este ano, não quer repetir o desastre e, por isso, instituiu corredores exclusivos nas principais vias de acesso à Vila Olímpica e aos principais estádios.
Esses corredores deverão ser usados exclusivamente pelos atletas, árbitros e dirigentes devidamente credenciados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mas o prefeito de Londres, Sir Boris Johnson, pediu encarecidamente aos dirigentes do COI que restrinjam o fornecimento de credenciais, em especial para os cartolas, para evitar uma irritação generalizada da população, que já sofre com freqüentes engarrafamentos e dificuldades de locomoção. Aconselhou o uso do metrô para todos os que tiverem um horário mais flexível. O medo do alcaide é de que a direção do COI seja hostilizada pelos privilégios, em detrimento do restante da população.
Pode ser que em Londres o apelo surta efeito. Se fosse no Brasil... (imaginem o Ricardo Teixeira andando de busum pelo Rio de Janeiro).
Crédito fotográfico: Google (http://www.google.com.br)

Mascar chicletes provoca gases

Entre muitas coisas desagradáveis que podem incomodar as pessoas em termos fisiológicos, está a produção de gases intestinais. Não se trata-se de algo extraordinário, mas sim de uma função perfeitamente normal do organismo, não só dos seres humanos mas também de outros animais, especialmente dos mamíferos. Na verdade, a questão dos gases não se torna mais incômoda por causa de fatores fisiológicos, mas em virtude do processo de sua eliminação, a famosa flatulência. Aí o problema não é exatamente orgânico, porém social.
O que se sabe a respeito dos gases e da sua eliminação é que eles podem ser reduzidos com a adoção de algumas medidas preventivas, como evitar aqueles alimentos ou hábitos que possam contribuir para o agravamento do problema. Anote aí, então, os principais fatores agravantes: ingerir muitos alimentos com fibras; alimentar-se predominantemente de certos tipos de verduras ou leguminosas, como repolho, couve, couve-flor, brócolis, cebola, nabo, feijão e soja; tomar refrigerantes ou produtos tipo diet, especialmente os a base de sorbitol; ingerir doces ou massas em grande quantidade; mascar chicletes.
Estranhamente, a pesquisa consultada não apontava o chucrute como causador de flatulência, apesar de estar listado o repolho. Os alemães são mundialmente considerados imbatíveis nessa área, exatamente por causa do famoso repolho azedo (fermentado).
E se você realmente estiver com problemas dessa natureza, console-se; sempre tem um lado positivo das coisas: nos EUA há uma Igreja evangélica, a Agape Bible Fellowship, em East Aurora, Nova York, que usa a flatulência para expulsar demônios do corpo dos fiéis (não perguntem como, eu não assisti a nenhum culto dessa seita). Mas, no caso de flatulência exagerada, você já sabe: pode ficar tranquilo que nem o diabo arrisca chegar perto.
Imagem: Diário de Biologia (http://diariodebiologia.com)


‘O amor é lindo’

Somente agora foram divulgadas as fotos e os fatos. Em novembro do ano passado, cinco guapos integrantes da Polícia Militar de Santa Catarina empolgaram-se na observação das esculturas do Cow Parade, um evento artístico constituído por esculturas de vacas em fibra de vidro, as quais são decoradas por artistas plásticos locais, que ocorre em várias cidades mundo afora. A foto, tirada bem no centro de Florianópolis, mostra um policial simulando sexo com uma das esculturas. Pelo jeito, o trabalho dos artistas (consta que o decorador é de Joinville) foi a imagem acabada da perfeição.
Em tempo: segundo a PMSC, o policial enamorado foi afastado de suas funções, além de outros quatro que “deram cobertura à operação”. Está certo que praticamente todos os bovinos machos, sejam touros ou bois, são chifrudos, mas... No entanto, confirma-se, mais uma vez, o adágio propalado pelo Pedro Bial: “o amor é lindo”.
Crédito fotográfico: Página 3 (http://www.pagina3.com.br)

Trocando plástico por plástico

Continua rendendo o caso das sacolas plásticas cuja distribuição gratuita foi abolida pelos supermercados paulistanos na semana passada. Segundo grande parte dos consumidores, o motivo real da medida não foi a defesa do meio ambiente, mas sim, a defesa dos lucros das empresas. A revolta faz sentido. As sacolas foram abolidas para o público, mas continuam entupindo as gôndolas dos mesmos estabelecimentos que as condenam, em embalagens de produtos os mais variados que vão dos saquinhos de arroz e feijão até as garrafas plásticas dos refrigerantes.
Outra constatação: a esmagadora maioria das sacolas plásticas usadas no acondicionamento dos produtos comprados era reutilizada no descarte do lixo orgânico das residências. Com o fim das sacolas, as pessoas passam a usar sacos plásticos específicos para o lixo. Isto é, plástico substituindo plástico. Resolveu alguma coisa?
Ainda por cima, tem o caso dos trabalhadores das indústrias de sacolas plásticas, que estão sendo dispensados em massa, agravando os índices de desemprego.
Como sempre, a questão acaba estourando nas mãos dos consumidores. Literalmente.
Crédito fotográfico:  Google (http://www.google.com.br)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

As pedras que andam

Racetrack Playa, no Parque Nacional do Vale da Morte, na Califórnia, EUA, guarda um dos fenômenos mais intrigantes da geologia: as pedras deslizantes. Racetrack Playa, na verdade, é um lago seco, cuja superfície rochosa é bastante dura, que fica extremamente escorregadia quando molhada. Quando chove, então, o atrito oferecido pelo solo é quase nulo, assemelhando-se a uma superfície de gelo. As pedras deixam rastros muito visíveis nos seus deslocamentos, os quais seriam provocados pelos ventos, segundo alguns investigadores do fenômeno. Um dos aspectos intrigantes, no entanto, é sintetizado pela pergunta: por que as pedras não se movem todas na mesma direção? Com efeito, as pedras parecem não obedecer a uma direção precisa, movendo-se umas para um lado e outras para o outro. Em certa pesquisa as pedras foram sinalizadas e observadas ao longo do tempo, verificando-se o movimento de algumas e a absoluta paralisação de outras, bem ao lado daquelas. Além disso, há pedras que percorrem trechos em aclive (embora leve), desafiando a gravidade. Outro argumento contra a ação dos ventos é o movimento de pedras de até 300 quilos, muito pesadas para serem movidos dessa forma. Algumas pedras encontram-se a vários quilômetros de sua posição de origem. O mistério persiste.
Crédito fotográfico: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org) e Oow-out of Work (http://www.oow.com.br)

Haiti quer recompor Exército

Michel Martelly, presidente do Haiti, propôs recompor o Exército haitiano, diante da retirada das forças da ONU que estão no país, comandadas pelo Exército brasileiro, no mês de março próximo.
A República do Haiti, localizada na Ilha Hispaniola, no Caribe, é a nação mais pobre das Américas e uma das mais miseráveis do mundo e tem um passado amargamente lembrado pelas ditaduras e pelos desmandos de seus governantes, sempre associados às Forças Armadas locais.
Em 2010 um violento terremoto praticamente aniquilou o que existia no país, em especial na sua Capital, Porto Príncipe. Desde então muitos haitianos estão deixando o país da forma como podem, grande parte deles para o Brasil.
Do jeito que o país está, não seria mais conveniente recompor a economia, ou mesmo a sociedade, ao invés de pensar em Exército? Parece mesmo que certos “estadistas” não conseguem viver sem um aparato militar à sua disposição. O povo? Bem, o povo...
Crédito fotográfico:  Google (http://www.google.com.br/)

Verbas para o coronelismo nordestino

Demitiu-se, depois de muitas críticas e acusações, o diretor geral do DNOCS, o tristemente famoso Departamento Nacjonal de Obras Contra as Secas, Elias Fernandes Neto. A demissão não deve ser interpretada como voluntária, já que o Elias (que tem nome de profeta mas está mais para profano) foi, na verdade, defenestrado do cargo por conta das irregularidades constatadas no órgão, sintetizadas num desvio de verbas da ordem de quase 200 milhões de reais.
Acima, adjetivamos o DNOCS como “tristemente famoso”, por ser histórica a sua trajetória de irregularidades e trambiques de toda ordem, desde tempos imemoriais. O órgão sempre constituiu – e continua constituindo, pelo visto – terreno fertilíssimo para a prática das espertezas típicas dos coronéis e políticos nordestinos, donde se origina a famigerada instituição nacionalmente conhecida como “a indústria da seca”.
Na lógica dos políticos nordestinos a seca em questão parece ter uma conotação diferente, referindo-se, certamente, à secura das tetas da vaca-mãe, vulgo erário público (a redundância é proposital – de novo). Essa secura é uma constante porque não há verba que chegue para irrigar satisfatoriamente a ganância do coronelismo nordestino.
Crédito fotográfico: Google (http://www.google.com.br/)

Revista enfocará erros em pesquisas

O biólogo brasileiro Eduardo Fox, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, editará uma revista especializada em pesquisas científicas que deram errado. Será o Journal of Errorology, ou Revista da Errologia, em tradução livre. A revista publicará matérias enfocando as pesquisas cujos resultados não foram os esperados, analisando os fatores e as causas prováveis dos erros. A principal finalidade, segundo o editor, é evitar que novos experimentos sejam feitos com a repetição de erros já cometidos anteriormente.
Espera-se que ela própria (a revista) não venha a ser motivo para uma matéria publicável, pois o universo midiático já emitiu um alerta: será que os pesquisadores/autores de projetos fracassados teriam coragem de publicar os seus erros? Parte-se da premissa de que, em princípio, todo cientista se auto-considera um gênio. E os “gênios” vão admitir as suas patacoadas?
Enfim, uma pergunta: por que o título da publicação em inglês, se editada, produzida e acabada aqui no Brasil? Alguém falou em “acabada”?
Crédito de imagem: Fotosearch (http://www.fotosearch.com.br)

Isso é que é... tiro no pé!

Em Guapirama, Norte do Paraná, um ladrão pé-de-chinelo (literalmente) deu um tiro no próprio pé quando participava do assalto a uma agência bancária, na segunda-feira passada, em plena luz do dia. O ladrão trapalhão permaneceu junto à porta giratória, dando cobertura a dois comparsas que entraram na agência. Ele portava dois revólveres, um em cada mão, quando uma das armas disparou acertando-lhe o pé esquerdo.
Apesar do ‘acidente’, o trio conseguiu levar 30 mil do banco, mas um dos ladrões foi preso no dia seguinte. O desastrado também foi detido quando procurou atendimento médico num hospital da cidade de Conselheiro Mayrink, vizinha de Guapirama.
Não se sabe o porquê, mas o caixa do banco que passou o dinheiro aos assaltantes fez o sinal da cruz antes de entregar a grana. Quanto ao ladrão ferido, nem toda a trapalhada garantiu os quinze minutos de fama a que faria jus porque a polícia não divulgou seu nome nem seu apelido. Também não foi mencionado se, ao ser preso, o larápio foi algemado ou encabrestado.
OBS: A imagem saiu desfocada por ter sido captada pelo sistema de segurança do banco.
Crédito fotográfico: Blog Tianguagora (http://tianguagora.blogspot.com)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cuidado com a fantasia

Ralph Santos, Mister Universo, vai participar do desfile de carnaval da Escola de Samba Verde e Branco, de São Paulo. Será o padrinho da ala de passistas e vai usar uma fantasia decorada com ouro, cristais e pedras semi-preciosas, avaliada em 25 mil reais.
O guapo fisiculturista deverá redobrar os cuidados com a sua imperial fantasia, pois a musculatura talvez não seja suficiente para defende-la. Talvez seja bom ele saber (se é que ainda não sabe) que o presidente da Escola de Samba, Ribamar de Barros, foi recentemente preso por roubo, tráfico de drogas, formação de quadrilha e extorsão. Buona gente, com certeza.
Crédito fotográfico: Google (http://www.google.com.br/)

O Big Ben está entortando

O relógio mais famoso do mundo, o Big Ben, de Londres, está se inclinando. O relógio propriamente dito não, mas sim a torre que o sustenta, a qual, por sua vez, fica no Palácio de Westminster, onde funciona o Parlamento britânico. De acordo com as medições, a inclinação está em 0,26 graus em direção ao noroeste, o que representa uma diferença de prumo equivalente a um metro na altura máxima da torre.
Os parlamentares ingleses estão aflitos com a situação e pensam até em mudar o parlamento de lugar. Até uma proposta de venda do imóvel já apareceu.
Não se sabe se a angústia dos vetustos legisladores é fruto de sua tradicional prudência em relação às coisas públicas ou se é medo mesmo. Segundo observadores das atividades parlamentares britânicas, cada badalada do Big Ben corresponde a um pulo de susto dos bolorentos palacianos. O que pode, em tese, agravar ainda mais o caimento da torre. Comenta-se mesmo que a inclinação da torre do relógio se insere num círculo vicioso: a cada badalada uma tremida (de medo), a cada tremida um avanço (na inclinação)...
Especialistas afirmam, entretanto, que o desaprumo da torre do Big Ben já vem de longa data e que isso não afeta o funcionamento do relógio nem representa risco aos frequentadores do local. Para efeitos de comparação citam que a inclinação da Torre de Pisa é de 5,5 graus, ou seja, mais de 20 vezes mais grave. De acordo com esses especialistas, futuramente poderão ocorrer problemas mais sérios, possivelmente dentro de alguns milhares de anos. É pouco provável que algum dos atuais parlamentares britânicos sobreviva até lá.
Crédito fotográfico: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org)

Boxe de saias na Olimpíada

O boxe, um tradicional esporte olímpico, sempre foi tido como um reduto exclusivamente masculino. Até recentemente, quando começaram a aparecer boxeadoras em vários países. O esporte foi adaptado e regulamentado para as mulheres e agora essa categoria deverá estar também na Olimpíada de Londres. Até aí, nada demais. A polêmica que se instalou não diz respeito à presença da modalidade feminina em Londres, mas sim, a uma exigência da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador), de que as mulheres praticantes deverão usar saias durante as lutas, ao invés de calções, como faz a maioria delas atualmente. A alegação dos dirigentes da AIBA é de que a sensualidade deve fazer parte do esporte e de que, caso as moças usem o mesmo traje que os homens, fica difícil fazer a distinção sexual dos (ou das) praticantes.
A sensualidade no esporte pode ser discutível, até mesmo porque no caso do futebol feminino (e do basquete também) há iniciativas no sentido de que as mulheres vistam modelitos mais sensuais para incentivar a sua popularização. Mas alegar que não dá para diferenciar macho de fêmea por causa do uniforme (no caso do boxe), faça-me o favor! (embora deva-se reconhecer o esforço da nossa juventude no sentido de deixar as coisas o menos diferente possível)
Em tempo: a maioria da mulherada boxeadora é contra o uso da saia porque, alegam, prejudica a movimentação durante a prática. Algumas dizem que não estão aí para fazer o papel de objetos sexuais e outras, ainda, afirmam não usar saia nem na vida social... (sabe-se lá o que querem dizer com isso).
De qualquer forma, a questão ainda está em aberto.
Crédito fotográfico: Córner do Leão (http://cornerdoleao.blogspot.com)

'São Marcos' agora tem igreja

O ex-goleiro Marcos, do Palmeiras, está virando santo. Durante a maior parte de sua bem sucedida carreira futebolística, que inclui uma exitosa passagem pela seleção brasileira, já era assim considerado pelos palmeirenses, mas a expressão sempre foi encarada como um tratamento carinhoso. Marcos fazia do carisma uma de suas principais características, além de ter uma personalidade em que predomina a retidão de caráter e o altruísmo. O ex-atleta “pendurou as chuteiras” – ou as luvas, já que era goleiro – recentemente e deve permanecer no Palmeiras, clube que sempre defendeu, em outro cargo ainda não definido.
Quanto ao “santo”, é coisa de alguns torcedores que acabaram de criar uma “igreja” dedicada ao atleta. A “Igreja de São Marcos” é uma instituição virtual, só existe na internet, mas já recebe adeptos. Até batismo já tem.
A coisa pode ser apenas uma brincadeira, ou até mesmo uma homenagem. Mas pode descambar para a esperteza. Basta que ela floresça no fértil terreno da ingenuidade popular, pois uma significativa leva de incautos sempre dá as caras nessas ocasiões. Daqui a pouco começa a cobrança de “dízimos” e quetais, instala-se um templo com endereço físico e a coisa desanda: logo temos mais uma arapuca solta por aí. Cuidado. Sempre é conveniente lembrar: “pequenas igrejas, grandes negócios!”
Crédito fotográfico: Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br)

O fim das sacolas plásticas

Em São Paulo entrará em vigor, a partir de amanhã, um acordo entre supermercadistas que proíbe os estabelecimentos de distribuírem as famosas sacolas plásticas para o acondicionamento das compras. Os comerciantes agora se veem às voltas com alternativas possíveis, mas as que até agora foram cogitadas estão encontrando resistências do público. As sacolas biodegradáveis custam caro e precisam ser pagas pelos clientes, à razão de 19 centavos por unidade. As caixas de papelão não servem para todos os tipos de mercadoria, pois representam perigo de contaminação. As sacolas retornáveis (“ecobags”) não são práticas e podem ser facilmente esquecidas, e assim por diante.
Que tal voltar para os belhos e bons sacos de papel, aqueles que até hoje são usados pelas padarias? Um pouco mais reforçados com certeza servirão para substituir, com vantagem, as famigeradas sacolas plásticas. Sem poluição.
Imagem: Saco de Papel (http://www.sacodepapel.org.br)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Megagravidez é pilantragem


É o que confessa o advogado Enilson de Castro representando a pedagoga Maria Verônica Aparecida César Santos, a suposta grávida de quadrigêmeos de Taubaté, interior de São Paulo. Há várias semanas Maria Verônica aparece em programas de TV alegando a gravidez excepcional e ainda usou exames de ultrassom de outra mulher, a administradora de empresas Ana Paula Mückenberger Alves, de Blumenau (SC) para “comprovar” o seu estado.
O delegado Ivahir Freitas Garcia Filho desconfiou da situação e intimou a pedagoga para a realização de exames, pois o caso estava assumindo ares de comoção popular. Além disso, surgiu a denúncia da senhora de Blumenau, o que acabou desmascarando a tramoia.
Comenta-se que as primeiras desconfianças basearam-se no fato de ser um caso ocorrido em Taubaté. Se fosse em Itu, a situação seria aceita tranquilamente. As investigações agora deverão apontar o tipo de balão usado para simular a gravidez. O marido de Maria Verônica já deixou claro que processará civil e criminalmente todos os que lhe pedirem para encher pneus de bicicleta.
Crédito fotográfico: Folha de São Paulo: (http://www.folha.uol.com.br)

Tráfico fantasma de drogas no Rio


Por falar em polícia do Rio de Janeiro, ela (a Polícia) encontrou farta variedade de drogas no Cemitério do Caju, na cidade de Campos dos Goytacazes. Entre o material foram encontrados 20 quilos de cocaína pura, 4.200 saquinhos de cocaína e 800 trouxinhas de maconha. As drogas estavam escondidas em quatro túmulos e não foi esclarecido se estes túmulos eram de traficantes (por favor, não pergunte se eram traficantes mortos).
O tráfico de drogas no Rio de Janeiro está tão intenso que nem morto escapa do envolvimento. A polícia carioca garante que tinha mandado judicial para fazer a operação, diante de denúncias de que teria ocorrido “violação de domicílio”. E o delegado responsável pela investigação garante que não haverá indiciamento post mortem.
Crédito fotográfico: Ururau (http://ururau.com.br/cidades10717)

NEM SOPA NEM PIPA


A Wikipedia entrou em greve de protesto por 24 horas e a ONG Repórteres Sem Fronteiras – e também o Google – emitiu nota de protesto. Elas fazem parte de um grupo de entidades que trabalham com a internet e se opõe a um projeto de lei que tramita no Congresso americano (foto) com a finalidade de acabar com a pirataria na rede. Na verdade, são duas as iniciativas em discussão nos EUA: a Stop Online Piracy Act (SOPA) e a Protect Intellectual Property Act (PIPA). Segundo as instituições, ambos os projetos são excessivamente restritivos e poderão acabar com a liberdade de expressão na internet.
Para os “protestantes”, os congressistas americanos estão querendo cortar a cabeça para acabar com os piolhos. 
Crédito fotográfico: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/)

O ‘estrupo’ é fichinha


Dona Valentina estava preocupada quando ligou para a comadre (dela):
- Cê viu a senvergonhice na ‘Grobo’, Francisca?
- Que senvergonhice, Tina?
- O ‘estrupo’ da moça na festa do ‘bebebê’. Cê não tá assistindo o ‘bebebê’, Francisca?
- Tô sim, mas nem liguei pro caso do ‘estrupo’. Acho que é tudo marmelada...
- É mesmo, todo mundo sabe que é marmelada, mas o Pedro ‘Bilau’ ainda vem com a conversa que a ‘Grobo’ mandou o rapaz pra rua porque ele abusou da moça. Ora, faz favor, a moça vai deitar pelada do lado do rapaz e quer que ele fique quieto...
Pois então, senhoras e senhores. Abriu-se assim mais uma grande e importantíssima polêmica no cenário sócio-cultural-policial do Brasil. A polícia do Rio de Janeiro (que tem muito pouca coisa para fazer, afinal no Rio quase não há criminalidade, não é mesmo?) abriu um inquérito. O caso só não foi parar (ainda) no Congresso Nacional porque os parlamentares estão em recesso (felizmente).
Um discreto e educativo programa televisivo da maior rede brasileira foi palco das cenas que deram origem a essa sublime controvérsia: teria ou não teria havido o estupro de uma casta donzela que tomou um porre homérico (sem querer, evidentemente) e foi dormir ao lado de um rapaz dito afrodescendente (que outro epíteto pode gerar processo). O infausto evento teria ocorrido durante o desenvolvimento do citado programa, o qual reúne uma caterva de rapazes e moças que se obrigam a conviver numa casa durante um determinado tempo sem ter clara e absolutamente o que fazer, a não ser o cumprimento de certas “tarefas” abiloladas ditadas pela produção do programa e, claro, as obrigações típicas de qualquer monastério que se preze.
O mérito da questão – se é que há algum mérito nisso – não fica claro, nem poderia. Afinal, a causa delicti aconteceu debaixo dos lençóis – de um edredom, no caso, que o ar condicionado estava ligado (se não estivesse, também...). Como ninguém viu a cena real, fica-se só nas conjeturas, o que, afinal, pode ser até mais grave – ou mais licencioso – do que a coisa ao vivo. Mas que o caso rendeu, isso rendeu! Para gáudio ($$$), regozijo ($$$) e satisfação ($$$) da dona do programa, a intangível Rede Globo de Televisão.
Pode ser que muitos dos aficionados do BBB não gostem de futebol, mas este esporte tem uma fórmula que evita dúvidas dessa natureza. Existem os árbitros auxiliares, popularmente conhecidos por “bandeirinhas”, que têm, entre outras atribuições, a de acompanhar lances de polêmica interpretação, como os casos em que é crucial saber se a bola entrou ou não entrou (na meta de gol, bem entendido).
Mas, Dona Valentina, não se apoquente. Estamos no Brasil, onde as mais nobres casas, inclusive (e principalmente) as oficiais, têm casos muito mais escabrosos acontecendo debaixo dos panos do que a nossa vã filosofia pode imaginar. O ‘estrupo’ é fichinha... e o ‘bebebê’ também é ‘curtura’...
Crédito fotográfico: Terra (http://diversao.terra.com.br/tv/bbb12/fotos/ )

Dinheirama na conta: sorte ou azar?


Um professor indiano, Parijat Saha, que dá aulas no Estado de Bengala Ocidental e cujo ordenado mensal equivale a 1.200 reais, aproximadamente, foi surpreendido com um saldo de 600 bilhões de rúpias (cerca de 17 bilhões de reais) na sua conta bancária no State Bank of India. O professor, que esperava um saldo de modestas 10.000 rúpias não sabe de onde veio a grana, cuja origem nem o banco soube explicar.
Ignoro como é e como funciona o sistema tributário indiano, mas se fosse no Brasil o professor provavelmente estaria complicado para explicar pro ‘leão’ o caso que não tem explicação. Mesmo não sendo dono do dinheiro, o que, normalmente, para o fisco brasileiro, é mero e irrelevante detalhe. Em São Paulo, por exemplo, uma jovem do Marrocos ficou 14 meses presa porque uma mala despachada no nome dela, contendo 4,7 kg de cocaína, foi apreendida pela PF. Só que a mala não era dela. Segundo se apurou, a mala da jovem foi trocada por uma quadrilha internacional de tráfico de drogas. A moça ficou esse tempo todo presa na Penitenciária de Santana (SP) porque um dos agentes federais que participaram da prisão estava em licença para tratamento de saúde (?!?!)
Crédito fotográfico: Digital Journal (http://digitaljournal.com/)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ratos no Senado? Imagine!!!

Na semana passada, em pleno local de trabalho, uma servidora do Senado foi mordida por um rato. Não se trata de linguagem figurada, foi um rato mesmo, talvez um parente longínquo do Mickey Mouse (ou do Ratinho da TV). Em consequência, a Administração da casa decidiu convocar o Centro de Zoonoses do Distrito Federal para avaliar a situação. Após minuciosa investigação, na qual foram ouvidos vários funcionários (como testemunhas), o Centro de Zoonoses concluiu que no local não proliferam apenas ratos e ratazanas, mas também abelhas, gambás e escorpiões. Ato contínuo, foi determinada a dedetização do local, com enfoque especial na desratização.
Imediata, pois o Congresso está em recesso e assim os parlamentares não serão afetados.
Charge: Google (http://www.google.com.br/)

Lei seca para sapatos motorizados?

Um cidadão californiano, Peter Tradway, inventou sapatos à base de rodas movidas a bateria, que levam o usuário com mais conforto (?!?!) e menos esforço que o andar normal. O invento, batizado de SpnKix (não perguntem como se pronuncia!) foi apresentado na Feira de Tecnologia em Las Vegas (EUA) e funciona a semelhança de patins, com velocidade regulada por controle remoto.
A invenção provavelmente não vingará no Brasil. Não só pelo estado (de sítio?) das calçadas na maior parte das cidades brasileiras, mas também pela famosa aversão de brasileiro por regras de conduta. Ou vocês acham que o tal sapato pode ser usado assim, sem mais nem menos?
Já imaginaram um sujeito saindo de uma balada as quatro da matina, de cara cheia, andando nas ruas com sapatos que funcionam como se fossem patins motorizados?

Crédito fotográfico: BBC Brasil (http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos)