terça-feira, 1 de novembro de 2011

POR QUE PISOTEAR?

POR QUE PISOTEAR
MAIS UMA SEMENTE?
Leia mais adiante, em "carta aberta"
Este artigo é uma resposta a uma matéria publicada no blog "O Ilhéu" sob o título "A cultura vai de mau (sic) a pior na Ilha", de autoria do Sr. Alisson Brito, dirigente do Instituto Ecociente, mentor do site referido.

Tem novidades nas seguintes páginas:
INTERESSANTÍSSIMAS
depois das Cataratas, vem o 
RIO DE JANEIRO EM 360º


 (essa semana ele tá funéreo)


e vote nas
CATARATAS DO IGUAÇU
como uma das 
MARAVILHAS DA NATUREZA
clique abaixo para votar:


ABERTA A FEIRA LITERÁRIA DE SÃO CHICO
Com a denominação de “Pão e Circo”, foi aberta Feira Literária de São Francisco do Sul, na noite de ontem. A abertura do evento foi feita pelo Diretor da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Aldair Nascimento Carvalho, que destacou o fato da feira Pão e Circo se constituir na primeira experiência em termos de promoção literária da cidade. A principal atração da noite foi a palestra de Otávio Júnior, conhecido como Livreiro do Alemão, por ter promovido a disseminação da literatura no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, além de outras comunidades cariocas. Após a exposição de Otávio Júnior deu-se uma apresentação musical.

A Feira estará aberta até o dia 13 próximo e uma vasta programação de eventos está prevista para este período.

Hoje tem sarau literário
Com a presença de escritores locais, estará acontecendo hoje (terça, 08.nov) o sarau literário na feira "Pão e Circo", no Terminal Turístico de São Francisco do Sul. O evento acontecerá em duas sessões, às 15:30 h e às 19:30 h.

* * * * *

A LINGUIÇA TÁ SALGADA

O ProTeste, órgão de defesa do consumidor, realizou testes para detectar o excesso de sal em vários tipos de alimentos, chegando a conclusão de que nada menos de 69 produtos à venda em supermercados encontram-se nessa condição.

A azeitona do Carrefour, com 2,12% de sal e a linguiça da Seara, com 1,59%, são os produtos que lideram a “lista negra” do ProTeste. Percentuais acima de 0,60% de sal são considerados prejudiciais à saúde. Também o “amendoim japonês” da Yoki entrou na lista.

Depois que a linguiça perdeu o trema, ficou mais salgada. Será uma forma de compensação?



PREFEITO CHAMA VEREADORES DE ASNOS

Não, não foi em São Chico. Foi em Franca, interior de São Paulo. O ato ocorreu num programa radiofônico em que o prefeito defendia a construção de um viaduto onde hoje existe uma rotatória. Os vereadores preferem que se instale um semáforo no local. O prefeito quer colocar o nome da sua falecida mãe, a Dona Quita, no viaduto em questão.

Um dos vereadores da oposição disse que o imbróglio virou “questão pessoal”. Já outro vereador, da base do prefeito, disse que "a pluralidade de pensamento deve ser respeitada." Não entrou em detalhes sobre a natureza dos “pensamentos” mencionados. Suspeita-se que a referência às asneiras deva ser estendida para além dos limites da Câmara de Vereadores.



TREMOR DE TERRA NO CEARÁ

O pessoal do Ceará se assustou com um tremor de terra ocorrido na região de Sobral (Norte do Estado), na quinta-feira de madrugada. Foi um terremoto leve, com 2,5 graus na escala Richter. O valente Raimundo (conhece algum Raimundo que não seja cearense?) comentou:

- Isso lá é terremoto que se preze? Só uns dois grauzinho e meio! Se os japonês guentaro oito grau na tal escala rixto, nóis aqui guenta pelo menos um vinte, ó xente!!!

 

SOLDADO DO EXÉRCITO APANHA NO QUARTEL

Em Caçapava (SP), um soldado do quartel do Exército foi internado num hospital da cidade com nariz quebrado e hematomas generalizados. Segundo as averiguações, a vítima participou de uma brincadeira com outros dois colegas antes de aparecer ferido. O soldado, por sua vez, diz não se lembrar do que ocorreu.

O esquecimento, nesse tipo de situação, é altamente conveniente. Eventuais lembranças podem agravar o estado de saúde da vítima.



AVIÃO DERRAPA NA PISTA, NA ALEMANHA

N quinta-feira, um avião da empresa aérea de Singapura com cerca de 200 passageiros a bordo derrapou ao aterrissar no aeroporto de Munique, na Alemanha, indo parar num gramado. Por causa do incidente, uma das pistas do aeroporto ficou interditada até a retirada do aparelho.
Embora ninguém tenha se machucado, permanece o mistério sobre as estranhas escorregadelas que estão acontecendo na Europa ultimamente.


E NEM É NOVIDADE!
E NEM o Exame Nacional do Ensino Médio escapou das falcatruas. O órgão responsável pelo exame é o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que deve ser constituído por um monte de funcionários INEPtos, claro! E a Presidente do INEP é a MALVINA! Para quem não sabe ou ainda não foi informado, o exame do ENEM foi fraudado por alunos do Colégio Cristus, de Fortaleza. CRISTUS SEJA LOUVADO!
E os fraudadores também! Para participar de um exame de seleção para as universidades, demonstraram excepcional talento e deveriam ser todos aproveitados nos cursos de graduação em CIÊNCIA POLÍTICA.

DISENTERIA MENTAL?
O cantor sertanejo Luciano, que forma dupla com o irmão Zezé Di Camargo – com o qual brigou, ameaçando abandonar a dupla – e esteve internado em Curitiba, já recebeu alta e voltou pra casa. Segundo o seu empresário, deve “colocar as idéias no lugar”. Ainda segundo as notícias o motivo da indisposição de Luciano foi a ingestão exagerada de diuréticos e laxantes.
Não se sabia, até agora, que diuréticos e laxantes também atuam no cérebro de certas pessoas!

NÃO ERA DISENTERIA
Esclarecido o caso do Luciano, noticiado acima. Ele não tomou diuréticos e laxantes, mas sim, misturou um tranquilizante de alta potência com bebida alcoólica (uisque). 
Então tá: ele não sofreu nenhuma diarreia mental. Mesmo porque ninguém pode ficar doente daquilo que não tem.

PREGUIÇA EM MINAS?
Cientistas confirmaram o achado de fósseis de uma preguiça gigante em Minas Gerais, com seis metros de altura, que teria vivido na região há cerca de dez mil anos.
Sabia-se, até hoje, que preguiça gigante era coisa da Bahia. Ou as preguiças migraram de lugar ou houve mudanças geológicas profundas que alteraram a localização dos Estados brasileiros nos últimos dez mil anos...

KIB PARA O POVO LÍBIO
Líbios terão Kib no novo governo do país. A decisão foi do Conselho de Transição da Líbia, que elegeu Abdel Rahim al Kib como Primeiro Ministro (transitório, claro!) do país. Segundo os entendidos na política líbia, o Conselho de Transição preferiu o Kib porque as outras alternativas eram todas indigestas!

A LOIRA ERA MAIS ESPERTA!
Na Delegacia policial do bairro Sacomã, em São Paulo, 14 detentos fugiram. Estavam sob a guarda de policiais que tiveram a sua atenção desviada por uma moça loira, aparentando entre 25 e 30 anos, a qual entregou uma pizza de muçarela aos guardas enquanto a bandidagem dava no pé.
Como castigo, os astutos policiais engabelados deveriam ser obrigados a trabalhar, doravante, com perucas femininas da mesma tonalidade dos cabelos da esperta personagem da pizza de muçarela. Teriam, assim, a sua "esperteza" devidamente identificada!


Bruxas e Bruxelas
Nos países de cultura inglesa, especialmente nos EUA, comemorou-se, segunda-feira, o Halloween, a Festa das Bruxas. Não só nesses países. Como bons macaquitos, a tradição também é cultuada aqui, em vários espaços. A festa das bruxas faz parte da cultura celta e remonta a mais de 2.500 anos. Foi levada aos Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses. Na Idade Média os seguidores dessa tradição foram perseguidos e condenados pela Inquisição. Foi nessa época que assumiu o nome de “Festa das Bruxas”. No Brasil, oficialmente, o dia 31 de outubro é o “Dia do Saci” (alguém viu por aí alguma comemoração do “Dia do Saci”?)
Ainda na noite do dia 31, mas sem qualquer vínculo com o Dia das Bruxas ou com o Dia do Saci, a presidente Dilma seguiu para Bruxelas, na Bélgica (proibido perguntar se foi de vassoura!), onde participa de uma reunião do “G-20” e vai negociar a ajuda do Brasil e de outros “países emergentes” à Europa, para tirar o “Velho Mundo” do buraco financeiro em que se meteu (quem diria, hein?). Antes de embarcar a presidente passou pelo Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para visitar o ex-presidente Lula, em tratamento de um câncer na laringe.
E, por falar em Lula, um monte de babacões está em campanha na internet para que o tratamento da doença do ex-presidente seja feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Uma imbecilidade sem tamanho. Comentando a respeito, o jornalista Gilberto Dimenstein classificou os ataques a Lula como “o esgoto do ressentimento e da ignorância”. Infelizmente essas coisas existem!
************
Carta aberta:
Por que pisotear mais uma semente?

Caro Alisson:
Permita-me discordar da sua versão sobre a feira literária em curso na cidade, sob o nome “Pão e Circo”. Com efeito, nada nos obriga a gostar ou não gostar de determinadas pessoas, e a empatia é um sentimento estritamente pessoal, em que os fatores externos pouco ou nada interferem. Assim, não é apropriado que alguém coloque em discussão a sua antipatia em relação ao Diretor Geral da Fundação Cultural Ilha de São Francisco.É coisa particular sua, e ponto final! Além do mais, não tenho procuração para defender ninguém, seja o Prefeito, seja o Diretor da FC,seja quem for.
O que constrange nesse episódio é o fato de, mais uma vez, alguém pisotear uma semente que está sendo plantada em São Francisco do Sul. Muita gente atribui essa malfadada constância a uma suposta “maldição do Padre Fernando”, muito embora seja meio estranho acreditarmos em maldições em pleno século XXI. Pero que las hay, las hay, assim como as bruxas! E essa sua implicância, caro Alisson, me desculpe a franqueza, é uma delas. Está mais do que na hora de esquecermos a maldição do padre e outras tantas que circulam por aqui e começarmos a prestigiar – assim como se faz em searas mais desenvolvidas – o que se produz cá na terrinha.
Se há deficiências na referida feira literária, vamos contribuir para saná-las. Não se deve matar o boi por causa dos carrapatos. É muita idiotice! A feira tem problemas? Tem, claro! Seria uma pretensão inconcebível querermos um evento impecável logo na primeira edição. Como consta na incontestada lei de Murphy, “se uma experiência der certo na primeira tentativa, é porque alguma coisa saiu errada”.
Vamos então, caro Alisson, procurar corrigir os erros existentes e esperar que, nas próximas edições da feira, tenhamos mais sucesso e menos contratempos. Houve falha na divulgação? Houve! Vamos torcer para que as próximas edições sejam mais divulgadas. E vamos fazer também a nossa parte, divulgando o evento pelos meios aos quais temos acesso. O nome da feira não é adequado? Não sei. Particularmente nada tenho contra, mas se alguém achar que não devia ser este – Pão e Circo – que faça outra sugestão. Temos que aprender uma lição: ajudar a construir é uma atitude muito mais digna do que destruir o que é feito pelos outros apenas pelo fato de ter sido feito pelos outros.
E, por falar em corrigir, caro Alisson, convém corrigir a frase que serve de título ao seu protesto contra a iniciativa da Fundação Cultural. Não se deve escrever “... de mau a pior...”, mas sim, “... de mal a pior...” O pior de tudo é o mau exemplo, Alisson. Ainda por cima, num protesto de cunho pretensamente cultural. Como está visto, todos nós estamos sujeitos a erros. Apontá-los para que sejam corrigidos é atitude louvável, muito mais do que a do crítico vazio que reclama de tudo e não constroi nada.

Um comentário:

Marcos Schwanke disse...

Excelente resposta, espero que toque o coração do seu destinatário e o coloque a refletir, Sào Chico merece!