terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Trocando plástico por plástico

Continua rendendo o caso das sacolas plásticas cuja distribuição gratuita foi abolida pelos supermercados paulistanos na semana passada. Segundo grande parte dos consumidores, o motivo real da medida não foi a defesa do meio ambiente, mas sim, a defesa dos lucros das empresas. A revolta faz sentido. As sacolas foram abolidas para o público, mas continuam entupindo as gôndolas dos mesmos estabelecimentos que as condenam, em embalagens de produtos os mais variados que vão dos saquinhos de arroz e feijão até as garrafas plásticas dos refrigerantes.
Outra constatação: a esmagadora maioria das sacolas plásticas usadas no acondicionamento dos produtos comprados era reutilizada no descarte do lixo orgânico das residências. Com o fim das sacolas, as pessoas passam a usar sacos plásticos específicos para o lixo. Isto é, plástico substituindo plástico. Resolveu alguma coisa?
Ainda por cima, tem o caso dos trabalhadores das indústrias de sacolas plásticas, que estão sendo dispensados em massa, agravando os índices de desemprego.
Como sempre, a questão acaba estourando nas mãos dos consumidores. Literalmente.
Crédito fotográfico:  Google (http://www.google.com.br)

Nenhum comentário: