sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fedidinho(a) não entra


O programa espacial chinês enviará ao espaço neste sábado (amanhã) uma missão tripulada com três astronautas, sendo um deles uma mulher: Liu Yang, de 33 anos, é piloto de caça e foi aprovada nos rigorosos testes a que são submetidos os tripulantes da nave Shenhou IX, que partirá da base de Jiuquan, no deserto de Gobi.
Liu Yang nasceu em Zhengzhou, na província de Henan, tendo entrado para a escola de aviação militar chinesa em 1997. É considerada uma piloto veterana, com mais de 1.700 horas de vôo. Antes de abraçar a vida militar, foi jogadora de voleibol.
A China é o terceiro país do mundo a mandar uma mulher para o espaço, após EUA e Rússia. A missão chinesa, cujo objetivo é o acoplamento da nave ao laboratório  espacial Tiangong-1, será comandada pelo capitão Wang Yapin, considerado um herói nacional pelo seu desempenho como piloto em missões de salvamento por ocasião do terremoto que assolou a região de Sichuan em 2008. O terceiro astronauta da missão é o piloto JIng Haipeng.
Um fato curioso: um dos critérios para a escolha dos astronautas foi o seu cheiro corporal. Quem tem problemas de odor corporal desagradável, incluindo mau hálito e bromidrose (o popular chulé), está fora da missão. Outros astronautas, também habilitados para a missão, teriam sido afastados por causa desse critério. A explicação para a sua utilização é o espaço disponível para os astronautas na nave, muito pequeno, e que obriga a uma proximidade muito acentuada entre eles. Já imaginaram viajar tanto tempo na companhia de alguém com cheirinho de gambá? Só não explicaram como fica no caso de uma eventual crise de flatulência. Na segunda foto, Liu Yang em treinamento, entre várias colegas da aviação militar chinesa. O jornal português que publicou a foto não especificou qual delas é a astronauta. Ganha um doce quem conseguir identificá-la.
Uma dúvida, presidenta Dilma: uma mulher aviadora é uma piloto ou uma pilota?

Imagem: Revista Exame (http://exame.abril.com.br) e Jornal de Notícias/Portugal (http://www.jn.pt)

Nenhum comentário: