terça-feira, 26 de junho de 2012

Romance mexicano envolve bispo


Está nas mãos do Vaticano o futuro do bispo argentino Fernando Maria Bargalló, 59 anos, titular da diocese de Merlo Moreno, na região metropolitana de Buenos Aires. O religioso foi flagrado em férias na paradisíaca praia de Puerto Villarta, no México, em janeiro do ano passado. Nada demais, afinal de contas o descanso não é privilégio exclusivo de magnatas e passar as férias num paraíso litorâneo é, dentro dos padrões da democracia em que vivemos (tanto cá como lá), um direito de todos (desde que haja dinheiro pra isso!).
Tudo bem, mas não precisava levar a namorada, né mesmo, seu bispo? Pois foi exatamente o que fez o bispo Bargalló: levou uma loura a tiracolo e com ela passou um período de intensos e tórridos momentos românticos (e algo mais também, que a carne é fraca).  Além de bispo de Merlo Moreno, Dom Bargalló é presidente da Caritas para a América do Sul e Caribe. A Caritas é uma instituição da Igreja Católica que ampara os pobres e combate as desigualdades sociais.

Embora o affair tenha se verificado em janeiro de 2011, somente na semana passada as fotos foram divulgadas. De início, Dom Bargalló tentou desmentir, dizendo que não era com ele (de fato, não se pode afirmar que as fotos sejam de primeira linha), mas não teve jeito: acabou reconhecendo que foi imprudente ao se deixar fotografar. Quanto ao mérito do caso, deixa pra lá (afinal, há pecado maior que resistir a uma louraça boazuda?) Pelo deslize pediu desculpas ao clero católico e aos fiéis argentinos. Esperava-se o imediato afastamento do bispo, mas o núncio apostólico da Argentina, arcebispo Emil Tscherrig achou melhor submeter o caso ao Vaticano, que não tem a mesma agilidade que o Congresso paraguaio e, portanto, ainda não tomou posição. Há um sentimento generalizado na Argentina de que a coisa vai ficar por isso mesmo, já que algumas “forças ocultas” da Igreja argentina já estão se mobilizando, como o bispo Gabriel Castelli, também membro da direção da Caritas, que afirmou entender a situação de Bargalló (qual homem não entenderia?) e decidiu apoiar o religioso namorador.
Momentos antes da postagem desta matéria, chega a notícia de que o bispo Bargalló pediu demissão do seu cargo na Diocese de Merlo Moreno. Provavelmente faça o mesmo em relação a Caritas. Mostra, assim, que tem mais senso que o próprio Vaticano, que já estava enrolando o caso há uma eternidade. Agora, pelo menos, Bargalló pode namorar à vontade. Certamente não mais terá o namoro fotografado. Não há mais interesse...
Imagens: Revista IstoÉ: http://www.istoe.com.br

Nenhum comentário: