terça-feira, 9 de outubro de 2012

Além da imaginação: Taos hum



Entre os fenômenos misteriosos do nosso planeta, um deles ainda permanece realmente misterioso. É o Taos hum, ou “zumbido de Taos”, em tradução livre. O Taos hum tem este nome em homenagem à cidade de Taos, no Novo México, EUA, onde esse estranho som foi ouvido pela primeira vez. Pelo menos, foi relatado pela primeira vez. Depois disso noticiaram-se novos casos em alguns países da Europa como Suécia e Reino Unido, e também no Japão e no Havaí. A cidade de Taos outrora pertencia ao México, mas foi anexada pelos EUA. Seu nome é uma referência aos índios Taos, cujos remanescentes ainda vivem nas proximidades da cidade.

Até hoje ninguém conseguiu explicar o que acontece. No caso da cidade de Taos, os habitantes vinham ouvindo um estranho zumbido em determinados horários do dia e também à noite, um som cuja origem ninguém consegue identificar. É um som de baixa frequência, como se fosse um motor diesel funcionando em baixa rotação, numa distância bastante grande. Nem todos os habitantes da cidade, estimados em 5.000 pessoas, conseguem ouvir o som (não vem a ser novidade, pois em qualquer lugar os surdos não ouvem).
Estranhamente, o som não é gravável, ou seja, os gravadores convencionais não conseguem captá-lo. A coisa é tão séria que vários canais de mídia já estão apelidando o Taos hum de “o som da morte”. É que existem histórias de suicídios supostamente causados por alterações mentais debitadas ao som. Ele talvez não chegue a ser intenso, mas é extremamente irritante e algumas pessoas confessam não ter mais coragem de fazer coisas como estudar e mesmo trabalhar, pois o zumbido afeta a sua concentração.
Um belo mistério a ser desvendado. Hum,, hum...
Na foto, uma imagem da praça central da cidade de Taos.

comente esta matéria
ou mande um e-mail para
otto.horst@ig.com.br
Sua opinião é muito importante para o
direcionamento das abordagens deste blog.
O autor agradece a sua participação
 

Nenhum comentário: