terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tatoo ou desenho? A preferência é do freguês






Já imaginou sair à rua com um desenho desses no corpo? Não se trata de tatuagem. É desenho mesmo, feito com tinta acrílica pela artista japonesa Chooo-San, de 19 anos. Interessante, né? Bem mais “civilizado” que certas tatuagens que algumas pessoas adoram e mutilam o corpo inteiro de forma definitiva. A pintura acrílica pode ser removida sem maiores problemas quando o cidadão quiser. E não deixa de causar um impacto visual bem legal.



O realismo das pinturas de Chooo-San lembra as tatuagens do venezuelano Yomico Moreno, que também explora a arte realística no corpo alheio. Só que as tatuagens de Moreno não indeléveis, irreversíveis. Aparentemente, não há maiores diferenças entre as “obras” de Chooo-San e de Yomico Moreno.
Por falar em tatuagens, é conveniente recordar aqui os cuidados que devem ser tomados pelas pessoas que se submetem a esse tipo de “adorno”. Em primeiro lugar, é preciso escolher um profissional devidamente habilitado e que trabalhe com material qualificado. Como esses elementos não são fáceis de verificar, mesmo porque não adianta perguntar ao tatuador (ele sempre vai se auto-intitular como “mestre“ ou algo assim e elogiar fartamente o material que emprega – além de contar um monte de vantagens), é bom verificar se ele tem a documentação necessária à formalização do seu negócio, como CNPJ, alvarás (especialmente o sanitário) e etecéteras. Se tiver, tudo bem, talvez valha a pena arriscar. 
De uma forma geral, os estúdios estabelecidos de forma permanente são mais confiáveis do que os tatuadores ambulantes. E também é bom esclarecer: submeter-se a uma tatuagem dói. Às vezes, muito. Outra coisa: Se você estiver na praia, cuidado com o sol na região recém tatuada. Pode acontecer de inflamar e sobrevir uma complicação maior (a menos que a tatuagem tenha sido feita numa região do corpo cuja exposição ao sol não é recomendável).
Com relação aos desenhos, a coisa é mais light. Só é preciso tomar alguns cuidados especiais na hora de tomar banho. Já se vê que, no caso da praia, ela não deve ser muito duradoura. Os preços? Bem, aí precisa perguntar para os artistas. O tatuador venezuelano atende no seguinte endereço eletrônico: http://www.yomicoart.com/home.php. Já a desenhista Chooo-san tem o blog http://chooosan.blog.shinobi.jp. A única dificuldade é que este último é escrito em japonês.
Para uma avaliação dos leitores, nesta matéria vão duas pinturas de Chooo-San (as duas primeiras) e duas de Moreno (as duas últimas). Comparem.

comente esta matéria
ou mande um e-mail para
Sua opinião é muito importante para o
direcionamento das abordagens deste blog.
O autor agradece a sua participação
 

Nenhum comentário: