quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Big Ben está entortando

O relógio mais famoso do mundo, o Big Ben, de Londres, está se inclinando. O relógio propriamente dito não, mas sim a torre que o sustenta, a qual, por sua vez, fica no Palácio de Westminster, onde funciona o Parlamento britânico. De acordo com as medições, a inclinação está em 0,26 graus em direção ao noroeste, o que representa uma diferença de prumo equivalente a um metro na altura máxima da torre.
Os parlamentares ingleses estão aflitos com a situação e pensam até em mudar o parlamento de lugar. Até uma proposta de venda do imóvel já apareceu.
Não se sabe se a angústia dos vetustos legisladores é fruto de sua tradicional prudência em relação às coisas públicas ou se é medo mesmo. Segundo observadores das atividades parlamentares britânicas, cada badalada do Big Ben corresponde a um pulo de susto dos bolorentos palacianos. O que pode, em tese, agravar ainda mais o caimento da torre. Comenta-se mesmo que a inclinação da torre do relógio se insere num círculo vicioso: a cada badalada uma tremida (de medo), a cada tremida um avanço (na inclinação)...
Especialistas afirmam, entretanto, que o desaprumo da torre do Big Ben já vem de longa data e que isso não afeta o funcionamento do relógio nem representa risco aos frequentadores do local. Para efeitos de comparação citam que a inclinação da Torre de Pisa é de 5,5 graus, ou seja, mais de 20 vezes mais grave. De acordo com esses especialistas, futuramente poderão ocorrer problemas mais sérios, possivelmente dentro de alguns milhares de anos. É pouco provável que algum dos atuais parlamentares britânicos sobreviva até lá.
Crédito fotográfico: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org)

Nenhum comentário: