quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Boxe de saias na Olimpíada

O boxe, um tradicional esporte olímpico, sempre foi tido como um reduto exclusivamente masculino. Até recentemente, quando começaram a aparecer boxeadoras em vários países. O esporte foi adaptado e regulamentado para as mulheres e agora essa categoria deverá estar também na Olimpíada de Londres. Até aí, nada demais. A polêmica que se instalou não diz respeito à presença da modalidade feminina em Londres, mas sim, a uma exigência da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador), de que as mulheres praticantes deverão usar saias durante as lutas, ao invés de calções, como faz a maioria delas atualmente. A alegação dos dirigentes da AIBA é de que a sensualidade deve fazer parte do esporte e de que, caso as moças usem o mesmo traje que os homens, fica difícil fazer a distinção sexual dos (ou das) praticantes.
A sensualidade no esporte pode ser discutível, até mesmo porque no caso do futebol feminino (e do basquete também) há iniciativas no sentido de que as mulheres vistam modelitos mais sensuais para incentivar a sua popularização. Mas alegar que não dá para diferenciar macho de fêmea por causa do uniforme (no caso do boxe), faça-me o favor! (embora deva-se reconhecer o esforço da nossa juventude no sentido de deixar as coisas o menos diferente possível)
Em tempo: a maioria da mulherada boxeadora é contra o uso da saia porque, alegam, prejudica a movimentação durante a prática. Algumas dizem que não estão aí para fazer o papel de objetos sexuais e outras, ainda, afirmam não usar saia nem na vida social... (sabe-se lá o que querem dizer com isso).
De qualquer forma, a questão ainda está em aberto.
Crédito fotográfico: Córner do Leão (http://cornerdoleao.blogspot.com)

Nenhum comentário: