quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

'São Marcos' agora tem igreja

O ex-goleiro Marcos, do Palmeiras, está virando santo. Durante a maior parte de sua bem sucedida carreira futebolística, que inclui uma exitosa passagem pela seleção brasileira, já era assim considerado pelos palmeirenses, mas a expressão sempre foi encarada como um tratamento carinhoso. Marcos fazia do carisma uma de suas principais características, além de ter uma personalidade em que predomina a retidão de caráter e o altruísmo. O ex-atleta “pendurou as chuteiras” – ou as luvas, já que era goleiro – recentemente e deve permanecer no Palmeiras, clube que sempre defendeu, em outro cargo ainda não definido.
Quanto ao “santo”, é coisa de alguns torcedores que acabaram de criar uma “igreja” dedicada ao atleta. A “Igreja de São Marcos” é uma instituição virtual, só existe na internet, mas já recebe adeptos. Até batismo já tem.
A coisa pode ser apenas uma brincadeira, ou até mesmo uma homenagem. Mas pode descambar para a esperteza. Basta que ela floresça no fértil terreno da ingenuidade popular, pois uma significativa leva de incautos sempre dá as caras nessas ocasiões. Daqui a pouco começa a cobrança de “dízimos” e quetais, instala-se um templo com endereço físico e a coisa desanda: logo temos mais uma arapuca solta por aí. Cuidado. Sempre é conveniente lembrar: “pequenas igrejas, grandes negócios!”
Crédito fotográfico: Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br)

Nenhum comentário: