terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Deixar de comer pode ser bom pra cuca


Segundo estudo realizado pelo National Institute on Ageing, de Baltimore, EUA, jejuar com frequência pode proteger o cérebro contra doenças degenerativas, como o Alzeimer ou Parkinson. Esse estudo concluiu que é importante reduzir o consumo de calorias, mas os médicos afirmaram que o ideal, mesmo, é alternar períodos de redução radical (jejum forçado) com outros de livre ingestão de alimentos. Algo assim como jejuar dois ou três dias por semana (comer dia sim, dia não).
O estudo ainda está na fase de laboratório. A experiência com ratos (de novo?!?!) mostrou que os bichinhos que foram submetidos a esse regime viveram o dobro que os seus companheiros alimentados normalmente. Além disso, ficaram menos dependentes da insulina, que foi produzida em menor quantidade. A produção de insulina ocorre para controlar os níveis de açúcar no sangue e está intimamente ligada à diminuição da função cerebral.
Segundo o médico Mark Mattson, “a restrição energética da dieta aumenta o tempo de vida e protege o cérebro e o sistema cardiovascular contra doenças relacionadas à idade”.
A notícia coincide com outra, que vem da Suécia, dando conta de que um homem, cuja identidade não foi revelada, ficou preso no seu carro durante nada menos que dois meses (desde o dia 19 de dezembro), numa estrada semi-deserta da região de Umeaa, totalmente coberta pela neve. Ele ficou preso depois que o carro caiu numa depressão ao lado da estrada. A temperatura na região chegou a trinta graus Celsius negativos. O homem declarou à polícia que, nesse período, ingeriu apenas neve derretida.
Se confirmadas as duas notícias, esse cidadão sueco deve se tornar o sujeito mais inteligente do planeta.
Imagem: Portal Visão (http://aeiou.visao.pt)

Nenhum comentário: