sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Descoberta planta que substitui o sal


E além de substituir o cloreto de sódio (sal de cozinha), ainda provoca efeito contrário, pois combate a hipertensão arterial, um dos grandes males da saúde humana. A descoberta foi feita em Portugal, no Algarve, onde cresce uma plantinha que até agora era considerada erva daninha, a salicórnia.
Na verdade, em  alguns países europeus a salicórnia, também conhecida por sal verde ou aspargo do mar, já vinha sendo usada como condimento, para temperar saladas e picles. Não se sabia, entretanto, de suas qualidades medicinais. Se os europeus fossem adeptos de um bom churrasco certamente teriam encontrado um excelente substituto para o sal grosso. Como seria de se esperar, a planta cresce em terrenos com altas taxas de salinidade, como ocorre no Algarve.
Um grupo de pesquisadores portugueses, que tem à frente a bióloga Érika Santos, coordenadora do projeto “Cultivo Sustentável de Halófitas na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo Antônio” (ufa!) está estudando a possibilidade de explorar economicamente a planta.
Nota: sapal, no dizer luso, não significa “terra de sapos”; significa o mesmo que salina (ou salar, para os castelhanos). Pela mesma razão sapóleo não é óleo de sapo.
 Fonte e imagem: Portal Visão -  Portugal: (http://aeiou.visao.pt)

Nenhum comentário: