sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Professores de todo o país podem ir à greve


O Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Educação (FNTE), Roberto Leão, anunciou que os professores de todo o país poderão ir à greve nos dias 14, 15 e 16 de março, caso os governadores e prefeitos não cumpram as determinações da Lei do Piso Nacional do Magistério.
Segundo a Lei, o piso nacional dos professores deverá ter um reajuste de 21% a partir de janeiro deste ano, pois a referência utilizada é o crescimento dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Embora os governadores tenham questionado tal parâmetro, o mesmo foi confirmado pelo STF. Os governadores alegam não ter recursos para cumprir a determinação. O Ministério da Educação deverá se pronunciar oficialmente assim que tiver a confirmação de dados consolidados do Tesouro Nacional, mas o índice não deverá se afastar da previsão de 21%. Os professores terão o direito ao reajuste retroativo a janeiro de 2012.
Mais uma vez se desenrola a velha novela dos salários professorais. Como outras categorias profissionais essenciais, como a dos policiais, a renda dos mestres não passa de uma vergonha nacional. Comparada com a remuneração dos políticos, então, chega a ser risível. Um simples vereador, que tem por única obrigação comparecer a algumas reuniões por semana, chega a ganhar quase dez vezes mais (e pode até ser analfabeto, que não tem problema). Além disso, os aumentos para os políticos nunca causam polêmica. Alguém por aí já viu uma greve de deputados ou de vereadores?
Como em toda novela, a batata quente é passada de um lado para outro, sem que alguém assuma uma responsabilidade. Uns não decidem, outros não resolvem e uns terceiros não pagam. Uma sugestão: o salário dos professores devia ser pago diretamente pelo Governo Federal, independentemente da gestão escolar ser federal, estadual ou municipal. Os valores relativos a cada Município ou Estado seriam debitados nos repasses federais. Que tal pensar no assunto?
A imagem que ilustra esta matéria é um flagrante da greve dos professores ocorrida em São Paulo no ano de 2010.
Imagem: Rede Brasil Atual (http://www.redebrasilatual.com.br)

Nenhum comentário: