sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Laboratório produz macacos de seis pais


Macacos com seis tipos diferentes de genomas foram produzidos em laboratório, na Oregon Health & Science University (EUA). É como se os animais, chamados de macacos quiméricos, tivessem três “pais” e três “mães”, pois foram “produzidos” a partir de seis embriões diferentes.
O termo quimera tem origem na mitologia grega, em que representava figuras híbridas entre animais diferentes, como os centauros (metade homem e metade cavalo), sereias (metade peixe, metade mulher) e outros. Alguns casos já foram produzidos em laboratório, como recentemente noticiado neste blog, quando foram criados porcos esverdeados e luminescentes após terem recebido células-tronco de águas-vivas.
Os cientistas ainda não sabem o que vai acontecer com os bebês-macacos. Podem até acabar sendo cantores ou jogadores de futebol. Segundo o responsável pelo experimento, Shoukhrat Mitalipov, “se queremos passar terapias em células-tronco do laboratório para as clínicas e de camundongos para humanos, precisamos compreender o que essas células nos primatas podem ou não fazer”.
Ainda segundo o pesquisador, em breve a experiência passará, necessariamente, por seres humanos, ao declarar que “precisamos estudá-las (as células-tronco) em humanos, inclusive em embriões humanos”. Mas por enquanto está afastada qualquer hipótese de mesclar os genomas do Messi, do Ronaldinho Gaúcho e do Cristiano Ronaldo, como teria sido cogitado por dirigentes do Real Madrid.
Fotografia: Jornal de Notícias (Portugal) (http://www.jn.pt)

Nenhum comentário: