terça-feira, 20 de março de 2012

Fim do verão: amanhã é outono


Já repararam que a temperatura ambiente ficou mais amena? Os dias não estão mais tão ensolarados, a água do mar vai ficando mais fria. É o verão que chega ao fim. Amanhã começamos uma nova estação: o outono.
O que foi dito acima vale para o Hemisfério Sul. Acima do equador chega ao fim o inverno, bastante rigoroso desta vez, fazendo inclusive muitas vítimas. Lá está chegando a primavera. Esse esclarecimento é importante porque muitos dos leitores do blog estão na Alemanha, EUA, Rússia e Ucrânia. Nesses países (juntos) o blog tem quase o mesmo volume de visitas que no Brasil (no mais típico estilo programa sertanejo, aproveito a oportunidade para mandar aquele abraço aos leitores internacionais).
Voltemos a falar das estações. Uma vez escrevi a respeito da correlação que muita gente faz entre a idade das pessoas e as estações do ano. É comum ouvirmos: “Patrícia está comemorando doze primaveras”; “Paulinho (os nomes são fictícios) vai completar seis primaveras” e assim por diante. Essa relação tem muito a ver com a pouca idade dos personagens. Própria de quem está na “primavera da vida”. Primavera é a estação da alegria (pelo menos muitos assim a consideram). Seria o outono, por sua vez, a estação da tristeza? Pelo raciocínio inverso, sim.
Nas minhas divagações de antanho, não ficaria bem para uma pessoa madura correlacionar anos de vida com as primaveras. Não ficaria bem dizer da vovozinha que está fazendo “oitenta primaveras”, ficaria? Por isso mesmo, já naquela época eu confessava ter uns cinqüenta e poucos outonos. Agora estou me aproximando dos 68. E faço aniversário em pleno inverno. Se quiser mudar preciso ir embora para o Hemisfério Norte. Mesmo lá nunca terei aniversários na primavera.
Imagem: Portugal (http://papeis.blogs.sapo.pt)

Nenhum comentário: