sexta-feira, 23 de março de 2012

Vaticano não é confiável


É isso o que diz o poderoso banco norte-americano JP Morgan, uma das maiores instituições financeiras dp mundo. Ele (o banco) comunicou a Santa Sé que a conta dela seria fechada no próximo dia 30 de março, porque o Banco IOR (o Banco do Vaticano) não prestou as informações que a filial do Morgan em Milão havia solicitado.
De acordo com o banco norte-americano, o IOR deixou de informar dados importantes que o colocam como “cliente de alto risco” em função da lavagem internacional de dinheiro, prática que vem sendo duramente combatida na Itália. As autoridades italianas suspeitam que tem truta no anzol. O Banco do Vaticano também está sendo investigado pela Procuradoria Geral de Roma. Ele (o Banco) opera de uma forma curiosa: diariamente, ao fim do expediente, o saldo de caixa é zerado e o montante transferido para a filial do JP Morgan em Frankfurt, Alemanha. Nos últimos dezoito meses foi registrado um movimento de um bilhão e meio de euros entre os dois bancos. As informações pedidas pela filial milanesa do Morgan na verdade foram apenas repassadas, pois tiveram origem no Banco Central italiano, o Bankitalia.
No imaginário popular, o Vaticano é uma grande fortaleza de segredos e mistérios. Que também guarda algumas histórias cabeludas, como o caso do Banco de Santo Ambrósio (o Ambrosiano, lembram?). Até a morte de um papa, João Paulo I (Albino Luciani), foi associado ao caso, quando foi levantada a hipótese de assassinato (suposta obra da Loja Maçônica P-2 – ligada ao banco) porque ele (o papa) queria a reforma do sistema de controle das finanças papais. É, desde sempre as bruxas andam soltas na Santa Sé.
Não é, portanto, uma grande surpresa a existência de uma lavanderia nos domínios da Igreja romana, mesmo que o artigo manipulado não seja exatamente a roupa suja de bispos e cardeais. Como roupa limpa não precisa ser lavada, a suspeita é de que tal lavanderia esteja lavando roupa de fora. Mas bancos não trabalham com roupa...
Fotografia: JPN/Portugal (http://jpn.icicom.up.pt)

Nenhum comentário: