terça-feira, 20 de março de 2012

Políticos querem driblar decisão do TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma resolução através da qual proíbe os candidatos que não tiveram suas contas de campanhas anteriores aprovadas de disputar as eleições municipais deste ano. A decisão do TSE não poderia ser mais correta, pois é meridianamente lógica. Seria um verdadeiro absurdo tomar o contrário como sensato, mas é justamente isso que os políticos querem. Nada menos que dezoito partidos encaminharam pedido ao TSE solicitando a revisão da decisão. Eles querem que a resolução só entre em vigor a partir de 2013.
Só no Estado de São Paulo cerca de 600 candidaturas estarão vetadas para as eleições deste ano porque tiveram as suas respectivas prestações de contas reprovadas em eleições anteriores (ou então nem as apresentaram à justiça eleitoral). E ex-prefeita paulistana Marta Suplicy é uma delas. A decisão do TSE foi tomada na esteira da Lei da Ficha Limpa, cuja validade foi recentemente reconhecida pelo Superior Tribunal Federal (STF).
Político com contas rejeitadas (ou não apresentadas) deveria ser automaticamente impedido de se candidatar enquanto não tiver sua situação regularizada. Isso nem precisaria ser objeto de uma resolução ou de qualquer outro instrumento legal. Sempre se diz que a justiça deve andar de mãos dadas com o bom senso. Só que, aqui no Brasil, existe uma incompatibilidade congênita e irremediável entre política e bom senso.
Imagem: Doce Recado (http://www.docerecado.com
RETORNAR

Nenhum comentário: