terça-feira, 20 de março de 2012

O direito universal dos macacos



Ativistas ambientais e de defesa dos animais estão lutando há anos por uma declaração dos direitos dos grandes macacos, como os gorilas, orangotangos e chimpanzés. Em grande número de países já existe legislação proibindo práticas consideradas ofensivas à vida e/ou à dignidade desses animais, ou mesmo invasivas, como a realização de pesquisas e experimentos que possam infligir dor ou sofrimento (nos mesmos países, em geral, os seres humanos não gozam da mesma proteção).
Nos EUA, por exemplo, a reprodução dos grandes macacos em cativeiro está proibida. Não se sabe exatamente se essa lei é retrógrada ou se é um avanço. No Brasil, por outro lado, estimula-se a reprodução em cativeiro dos grandes bandidos. Há alguns anos essa prática foi – e continua – implantada nos presídios auriverdes, através de uma camuflagem rotulada de “visitas íntimas”. Estamos falando de seres humanos, apelidados de gente (há divergências).
Então, enquanto se espera que a ONU finalmente lance a Declaração Universal dos Direitos do Macaco, nos, do lado de fora, ficamos na expectativa – e na torcida – para que essas “visitas íntimas” não rendam frutos. Seria desumano, quase macacal.
Fotografia: Alexey Tischenko (Rússia), via Notícias Terra (http://noticias.terra.com.br)
RETORNAR

Nenhum comentário: