terça-feira, 13 de março de 2012

SP espanta arruaceiros com brinquedos infantis


O lugar conhecido como “pancadão” (não é pra menos!), na Praça Sete Estrelas, bairro do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, era um desses lugares insuportáveis onde arruaceiros estacionavam os carros e ligavam o som à máxima altura, atormentando a vida dos moradores das redondezas e dos cidadãos que precisavam se locomover pelo bairro. Não bastasse o som alto, ainda promoviam uma bagunça generalizada, inclusive com uso de drogas e bebidas alcoólicas, provocando atos de vandalismo e de atentados ao pudor. No local, chegaram a quebrar até o asfalto do calçamento da rua. Algo semelhante (guardadas as devidas proporções) ao que se vê aqui também, na Praia Grande, em São Francisco do Sul, durante as temporadas de veraneio.
Pois a Prefeitura paulistana acabou com a farra instalando no local um ponto do projeto “Polos de Brincar”, que na verdade é um parque infantil com diversos tipos de brinquedo, inclusive cama elástica e piscina de bolinhas. Tudo supervisionado por monitores da própria Prefeitura que ainda promovem brincadeiras para as crianças, como corrida do saco, cabo de guerra e futebolzinho. Conseguiu, assim, ocupar o espaço dos arruaceiros e atrair famílias para o local, que comparecem trazendo os pequenos para a diversão. No último domingo o Polo de Brincar da Praça Sete Estrelas foi inaugurado com a presença de cerca de 400 pessoas.
A atração infantil acontece nos fins de semana, justamente nos dias em que os arruaceiros promoviam suas “festas” no local. À noite, o espaço é fortemente policiado evitando a presença dos indesejados.
Fotografia: Prefeitura de São Paulo (http://www.prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário: