terça-feira, 3 de abril de 2012

Conheça as cabras trepadeiras do Marrocos


Nossas avós já diziam: cabrito é bicho encapetado! É mesmo, a julgar pelos caprinos escaladores do Marrocos. Eles chegam a subir nas árvores para pastar, imaginem só! A foto está aí para comprovar. Esse tipo de cabra (da peste?) vive no sudoeste do Marrocos (principalmente) e na Argélia, países do norte da África de forte influência árabe e religiosidade predominantemente muçulmana. Mas a religião não tem nada a ver...

As cabras trepadeiras (e os bodes, seus maridos) sobem nas árvores de argão (ou argan – argania spinosa), uma planta semelhante a oliveira cujo fruto é a-d-o-r-a-d-o pelos bichos. Eles mastigam o fruto e o engolem, mas o organismo caprino só consegue processar a polpa. Dentro do fruto há uma semente, a castanha, que às vezes é cuspido pelos cabritos mas geralmente é excretado (você sabe como, né?)

Aí é que vem a parte interessante da coisa. Os pastores, criadores das cabras, não se importam nem um pouco com o fato delas treparem nas árvores. Nem morrem de rir das peripécias caprinas em cima dos galhos. Eles também não têm medo que elas caiam, afinal isso raramente acontece. O que lhes interessa, na verdade, é a castanha cuspida ou excretada (você sabe como, né?) pelos animais. A castanha é a cereja do bolo (desculpe a má comparação, mas é ela que dá a parte gorda do dinheiro magro que eles ganham). Eles seguem as cabras e vão catando as castanhas que elas cospem ou excretam. Não usam luvas. E vendem as castanhas. É porque da castanha se extrai o óleo de argan (ou óleo do Marrocos), produto utilizado como cosmético, especialmente no tratamento de cabelos.

Se você usa óleo de argan no tratamento capilar, saiba que a matéria prima do produto já passou por um processo muito especial – embora prosaico – antes de chegar à sua toilette. Um produto essencialmente orgânico, sem dúvida!

Imagem: Neofighters (http://www.snk-neofighters.com)

Nenhum comentário: