terça-feira, 3 de abril de 2012

Dilma redescobre o caminho das Indias


Das especiarias às tecnologias. Passando pelas quinquilharias. Nossa presidente esteve na Índia, onde participou da 4ª Cúpula dos Países Emergentes junto com os representantes dos outros BRICS (trata-se de uma abreviatura da língua inglesa, constituída pelas iniciais de cinco países considerados “emergentes”: Brazil, Russia, India, China e South Africa).

Depois da cúpula (cuidado com as vogais!) Dilma Roussef participou de um encontro com autoridades indianas, num evento pomposamente (ou nem tanto) chamado de fórum empresarial. Não que a presidente tenha estabelecido uma nova rota comercial para as Índias, reprisando Vasco da Gama (nada a ver com o time de futebol) que insistentemente procurou (e achou) o “caminho das Índias”. Até poderia ser. Não devemos esquecer que o Brasil foi descoberto por acaso por causa do caminho para as Índias, desastradamente tentado por Pedro Álvares Cabral. Mas naqueles tempos Vasco e Pedro sairam da Europa – Portugal – e porque os portugas estavam, na época, loucos atrás das especiarias. As especiarias hoje são outras. Mais conhecidas como tecnologia, e a Índia é um dos países que pode transferir muitas coisas para o Brasil.

Mas a melhor notícia que a presidente anunciou na Índia não tem nada a ver com a Índia. É sobre a redução da carga tributária no Brasil, que ela promete atacar tão logo esteja de volta.

Precisava ir tão longe pra dizer isso, presidente?

Imagem: Blog do Johan Adonis (http://blogdojohanadonis.blogspot.com.br) 

Nenhum comentário: