terça-feira, 24 de abril de 2012

MinC destina 373 mi para leitura


373,7 milhões de reais. É este o montante destinado pelo Ministério da Cultura aos programas de incentivo à leitura para o corrente ano. A maior parcela será destinada às bibliotecas comunitárias instaladas nas PEC (praças de esporte e cultura), que fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A ministra da Cultura, Ana Buarque de Hollanda, declarou que essa verba já vinha sendo prevista desde o ano passado e não teria nada a ver com um levantamento do Ibope e do Instituto Pró-Livro, que detectaram uma redução no número de leitores brasileiros. Esse número teria caído de 95,6 milhões de pessoas em 1997, para 88,2 milhões, em 2011. São consideradas leitores as pessoas que tiverem lido, pelo menos, um livro no decorrer de um ano.
Os repasses de verbas serão feitos através do Plano Nacional do Livro e Leitura, do próprio Ministério da Cultura. Também serão beneficiados projetos como feiras de livros e festivais literários, bem como o cadastramento de bibliotecas e também o programa “Agentes da Leitura”, com bolsas para capacitação de agentes, os quais têm por objetivo fazer a propagação do hábito da leitura atraves de visitações domiciliares e promoção de rodas de leitura. O Ministério deverá lançar editais nos próximos dias, visando selecionar os projetos a serem contemplados.
Imagem: Dreamstime (http://pt.dreamstime.com)

Nenhum comentário: