terça-feira, 24 de abril de 2012

Saiba porque o sorvete dá dor de cabeça


Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, trabalhando em parceria com colegas da Universidade de Galway, na Irlanda, concluíram que a dor de cabeça aguda e repentina sentida pelas pessoas quando saboreiam um sorvete é provocada pela dilatação das artérias do “polígono de Willis”, um conjunto de vasos sanguíneos que irriga a região cerebral. A conclusão desmente o mito de que a dor de cabeça seria causada pela contração das artérias que irrigam a boca, principalmente o palato superior, como se acreditava anteriormente.
A dilatação das artérias cerebrais é causada pela ‘ordem’ emitida pelo próprio cérebro para aumentar o fluxo sanguíneo, em face do receio de receber um choque térmico causado pelo frio do sorvete. Com essa ‘providência’, o cérebro recebe uma carga extra de sangue quente, evitando o resfriamento. O súbito aumento do volume de sangue na região provoca um aumento de pressão, o que causa a dor. O mesmo acontece diante da ingestão de outras substâncias geladas, como a água, por exemplo.
Os estudos dos pesquisadores-sorveteiros foram realizados mediante a utilização de ultrassom monitorando o cérebro. Segundo os cientistas, o estudo pode conduzir a outras formas de tratamento da enxaqueca e outros tipos de dor de cabeça.
Agora, já que você sabe a causa da dor de cabeça, passe no seu médico e peça um remédio contra a vasodilatação, antes de ir para a sorveteria.
Sorvete 2: Blog do Vendetta (http://blogdovendetta.blogspot.com.br)

Nenhum comentário: