terça-feira, 24 de abril de 2012

Sem Sarney a coisa vai?


Cisso e Pitolo estão novamente na mesa do bar, na noite de segunda-feira. É o velho hábito dos dois. Quem puxa o assunto desta vez é o Pitolo.

Pitolo: Ah, hoje é a minha vez. Vou me vingar, você vai ver...

Cisso: Vai se vingar do quê, Pitolo. Não estou entendendo...

Pitolo: Já vai se lembrar, Cisso. Faz uns quinze dias, aqui mesmo nessa mesa, você disse muito claramente que o Congresso Nacional só iria instalar uma CPI para investigar o Carlinhos Cachoeira no dia em que peixe der leite. Não está lembrado?

Cisso: Estou lembrado sim. E daí?

Pitolo: Daí que agora instalaram a CPI. Os partidos já indicaram os seus representantes. Até o relator já foi escolhido, vai ser um deputado lá de Minas Gerais.

Cisso: Tô sabendo, to sabendo. O deputado é o Odair Cunha, do partido da presidente Dilma. Como todo brasileiro, estou torcendo para que, desta vez, as investigações sejam realmente sérias e que apareçam resultados, doa a quem doer... mas ainda estou meio cético.

Pitolo: Eu também torço, Cisso... com relação a esse seu ceticismo, acho que às vezes você vai um pouco longe... como no caso do comentário sobre a CPI.

Cisso: Pois você sabe, Pitolo, que eu não mudei de opinião? Sobre aquele comentário do dia em que peixe der leite...

Pitolo: Como assim? Você disse claramente que não iriam instalar a CPI.

Cisso: Disse e repito. Exatamente essas suas palavras: “não iriam instalar a CPI”... antes de me acusar de ter dito uma bobagem, você precisa analisar o contexto dos fatos.

Pitolo: Nâo entendo onde você quer chegar...

Cisso: Muito simples. Eu dizia, quinze dias atrás, que deputados e senadores não iriam instalar a CPI. E realmente não iriam. Acontece que o contexto mudou...

Pitolo: O que mudou, Cisso?

Cisso: O Sarney. Ele não é o Presidente do Congresso Nacional? Não é ele que manda e desmanda entre todos os políticos de Brasília? Pois então... depois que eu falei aquilo, o Sarney se licenciou para tratamento de saúde e se pirulitou... não é verdade?

Pitolo: É verdade, Cisso. Ele está doente...

Cisso: Se está doente de fato eu não sei. Mas ele pediu licença para tratar da saúde. Parece que está internado em São Paulo e a Marta Suplicy assumiu a presidência do Senado. E a instalação da CPI ficou por conta de outros políticos...

Pitolo: Você está querendo dizer que, se o Sarney estivesse na presidência do Congresso...

Cisso: ...não sairia CPI alguma, Pitolo. Exatamente isso. Eu só não pude adivinhar a licença do Sarney...

Pitolo: Então agora a coisa vai, Cisso?

Cisso: Até onde eu não sei. O caminho das pizzarias de Brasília continua aberto. E durante essa CPI do Cachoeira, o que vai dar de cascateiro...

Nenhum comentário: