terça-feira, 31 de julho de 2012

Superstição: vá ser crédulo assim lá no Camboja


Na aldeia de Prey Yeang, no Camboja, uma família estava cavando um poço e acabou encontrando um tronco com 13 metros de comprimento. Desenterraram o dito cujo e, coincidentemente, o patriarca da família ganhou um prêmio na loteria, logo em seguida.
Vários vizinhos vieram ver o tronco e, mais coincidentemente ainda, um desses vizinhos também ganhou na loteria (pelo jeito a coisa é meio fácil por lá). Bastou isso para que o tronco virasse uma celebridade.
Os cambojanos, que são muito supersticiosos por causa da sua cultura, baseada no budismo e em crenças anímicas de vetustas eras, passaram a ver no tronco um autêntico talismã com poderes de “adivinhar” os números a serem contemplados nos sorteios lotéricos. As pessoas esfregam talco na madeira e qualquer garrancho que se destaque ou apareça é interpretado como um sinal ou um número (a gosto do freguês, naturalmente).
E a crendice não se limita aos desígnios lotéricos atribuídos ao tronco. Ele também tem poderes de cura, segundo os populares. Pessoas doentes vão até lá e se esfregam na madeira e bebem da água do poço que foi aberto pelo dono do lugar e que propiciou a descoberta do tronco, além de se lambuzarem com barro obtido da mistura da terra escavada e da água do poço.
Hun Nov, que é o chefe político do vilarejo, estima que cerca de cem pessoas passem pelo local diariamente. Embora afirme não acreditar na superstição, ele não deixa de levar um talquinho para passar na madeira antes de fazer a sua fezinha diária no sistema de apostas local (que nada tem a ver com o nosso jogo do bicho mas é a mesma coisa).
Fosse no Brasil, o dono do lugar já estaria rico a essa altura, cobrando entrada para ver o tronco, vendendo a água em garrafinhas e o barro em saquinhos plásticos de meio quilo. Claro que nas imediações já haveria uma infinidade de barracas vendendo tudo, desde comida até contrabando do Paraguai (e as indefectíveis lembrancinhas, lógico). Já haveria um projeto de um grande hotel no lugarejo (além da porção de pensõezinhas já estabelecidas) e uma operadora de turismo estaria vendendo pacotes de excursão. O progresso se faz assim, pra quem não sabe...
Imagem: http://www.palpitao.com.br


comente sobre esta matéria
ou mande um e-mail para


Sua opinião é muito importante para o
direcionamento das abordagens deste blog.
O autor agradece a sua participação

Nenhum comentário: