terça-feira, 31 de julho de 2012

O bóson de Higgs foi ou não foi descoberto?


A comunidade científica do mundo inteiro festejou, no início deste mês, a descoberta do bóson de Higgs. Durante cinqüenta anos o pessoal das ciências andava atrás desse bóson, que teimava em continuar escondido. Segundo os cientistas, é ele o elemento que faltava para que ficassem conhecidos muitos segredos da formação do universo (e, mais modestamente, da própria formação da matéria da qual são feitos os corpos físicos existentes em todos os locais do espaço).
Explicação para os leigos (de leigo para leigo): não, o Higgs não perdeu o bóson, ele o descobriu em 1964. Descobrir não é bem o termo... ele o identificou. Peter Higgs é um físico britânico identificador da tal partícula, que seria o elo faltante para desvendar o mistério da formação da matéria. Faltava descobrir de fato o tal bóson, vê-lo e estudá-lo convenientemente. No dia 4 de julho deste ano os cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) anunciaram a descoberta de uma nova partícula nuclear, que muitos acreditam ser o famoso bóson, mas ninguém tem certeza. Nem o próprio Higgs reconheceu o bóson dele (ou seja, o que ele identificou na teoria). Entrevistado a respeito, Higgs afirmou não poder fazer o reconhecimento por nunca ter visto o próprio bóson.
O Grande Colisor de Hádrons, um gigantesco aparelho científico instalado na Europa, foi o grande responsável pelo descobrimento. Só ainda não se chegou a uma conclusão: se a nova descoberta realmente esclarece alguma coisa ou se embaralha ainda mais a cabeça dos cientistas.
O bóson de Higgs também é conhecido por “partícula de Deus”. Isso porque, no ano de 1977, o físico norteamericano Leon Ledermann, Prêmio Nobel de Física, pensou ter achado a tal partícula. Como era muito difícil de ser encontrada, ponderou que só ele e Deus sabiam o caminho certo. Como nunca mais conseguiu achar o bóson, concluiu que só mesmo Deus teria sucesso na busca. E o bóson, mesmo a revelia do próprio Higgs, ficou sendo a partícula de Deus.
E agora, quando os cientistas não sabem ao certo se o bóson achado é mesmo o do Higgs, devem estar ainda mais confusos do que antes...
Imagem: http://astro.nunciatelli.com

comente sobre esta matéria
ou mande um e-mail para


Sua opinião é muito importante para o
direcionamento das abordagens deste blog.
O autor agradece a sua participação

Nenhum comentário: