terça-feira, 25 de setembro de 2012

Japão e China agora brigam com jato d’água



As ilhas Senkaku (mas com muito petróleo) continuam agitando as relações entre o Japão e a China. Desde que o Japão “comprou” duas das ilhas do arquipélago (que tem um total de oito) de um “proprietário” japonês, uns dias atrás, os dois países asiáticos estão se estranhando. Na verdade, as ilhas Senkaku (e sem população) são disputadas entre Japão, China e Taiwan desde a rendição chinesa após a guerra sino-japonesa, em 1895 (quando Taiwan ainda nem existia).

Agora Taiwan também entrou na brincad, digo, na briga, e, na falta de uma marinha de guerra, mandou alguns barcos pesqueiros atucanarem os navios da Guarda Costeira nipônica. Os japas não gostaram e atacaram os intrometidos com jatos d’água, por considerarem a ofensiva taiwanesa como ultra-belicosa. O almirante da Marinha Imperial japonesa, Saitiro Nosoyo, que comandou a operação, afirmou que os marinheiros dos barcos provocaram a tripulação dos seus navios com máscaras de dragões e línguas-de-sogra.
Por seu turno, a Marinha de Guerra da China ameaça entrar firme na briga e já avisou que, se os japoneses continuarem usando armas com jatos d’água vai revidar com uma chuva de tomates e ovos podres. Com medo de que a guerra se alastre, o Conselho de Segurança da ONU convidou os governos da Polônia e da Ucrânia a formarem uma comissão mista para mediar o conflito. Os governos dos dois países abriram mão da indicação porque receiam que o conflito venha a se estender para uma luta armada corporal, situação em que se tornaria impossível para eles distinguir a parte vencedora do embate.
Imagem: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional


comente esta matéria

ou mande um e-mail para

Sua opinião é muito importante para o

direcionamento das abordagens deste blog.
O autor agradece a sua participação
 

Nenhum comentário: