terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sabe onde ficam as costelas da tartaruga?



Já comeu costelinha de tartaruga ao forno? Bem assadinha, crocante, acompanhando uma cervejinha bem gelada. Uma delícia, né mesmo? Se respondeu afirmativamente, você é um grande mentiroso. Isso mesmo. Simplesmente porque tartaruga não tem costela.

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento da Biologia Riken, na cidade de Kobe, no Japão, estudou durante vários anos a evolução das tartarugas e chegou à conclusão de que esses simpáticos bichinhos desenvolveram a estrutura da sua caixa torácica para fora do corpo, na forma de um exosqueleto (esqueleto externo) parcial. Segundo o estudo, desenvolvido a partir do exame de muitos fósseis encontrados principalmente na China, as costelas das tartarugas cresceram para fora do corpo e uniram-se umas às outras, formando a carapaça que recobre o seu corpo. Entretanto, por mais que pesquisassem, os pesquisadores não encontraram respostas à pergunta que não quer calar: por que as tartarugas desenvolveram o casco, ao contrário de outras espécies de origem comum, que se adaptaram melhor com as costelas internas? Em outras palavras, até agora não entenderam o porquê das tartarugas terem carapaça, já que este “adereço” não lhes garante uma grande vantagem em termos de defesa e, por outro lado, limita-lhes consideravelmente os movimentos.
Outro pesquisador que se meteu no assunto foi o professor Olivier Rieppel, do Museu Field de Chicago, EUA, um especialista na evolução dos répteis, que também não chegou a conclusão alguma.

comente esta matéria
ou mande um e-mail para
Sua opinião é muito importante para o
direcionamento das abordagens deste blog.
O autor agradece a sua participação
 

Nenhum comentário: