sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Halloween vem aí



Vai ser na próxima semana, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. A festa das bruxas é originária dos países de língua inglesa e vem a ser um resquício das antigas celebrações aos mortos, na tradição das festas pagãs. Embora não tenha qualquer ligação com as tradições brasileiras, o halloween vem se tornando cada vez mais popular entre nós, principalmente em razão das escolas de língua inglesa que incentivam a prática e a popularização dos costumes norteamericanos.

Na tradição anglo-saxônica, a festa das bruxas ocorre na época de culto aos mortos e antepassados. Não é sem propósito que quase coincide com as celebrações da data dedicada aos mortos pelo cristianismo (dia 2 de novembro).
Nos tempos atuais, o halloween (a festa das bruxas) é um evento voltado especialmente às crianças, embora tenha uma conotação de culto ao misticismo e ao imaginário fantástico. Segundo estudos sociológicos, o simbolismo místico faz parte da cultura humana desde a préhistória e os seres dotados de dons fantásticos são parte fundamental dessa cultura. O homem sempre precisou dessas figuras. Primeiro, para explicar fenômenos incompreensíveis para o seu nível intelectual e, depois, como contraponto psicológico à feroz logicidade da vida moderna.
Desde remotas eras as bruxas (ou bruxos) fazem parte desse mundo misterioso e constituem uma espécie de seres intermediários entre o divino e o humano, geralmente voltados para a prática do mal. Na antiguidade eram acusadas de falsear a vontade dos deuses através de praticas envolvendo a manipulação de ervas com finalidades curativas e de ligação com espíritos demoníacos. Essa crendice perdurou até depois do advento do cristianismo em grande parte do mundo civilizado e se estendeu até a Idade Média, quando a caça às bruxas chegou ao seu ápice, na época da Inquisição.
Hoje em dia as bruxas não assustam mais ninguém. A não ser aquelas (ou aqueles) que insistem em manipular a ordem natural das coisas e, com isso, infernizam a vida dos pobres mortais que vivem direta ou indiretamente sob as regras dessa neobruxaria. A Europa está cheia desse tipo de feiticeiros (e aprendizes de) e por isso vive o atual pesadelo social que todo mundo conhece. Será o tempo de voltar a Inquisição?

comente esta matéria
ou mande um e-mail para
Sua opinião é muito importante para o
direcionamento das abordagens deste blog.
O autor agradece a sua participação
 

Nenhum comentário: