sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Seita maluca em Teresina esperava apocalipse



Na tarde/noite de quinta-feira (ontem, dia 11.out), mais de cem seguidores do “profeta” piauiense Luiz Pereira dos Santos fecharam-se numa casa do bairro Parque Universitário, zona leste da capital Teresina para esperar o fim do mundo. Na casa, que chamam de “arca”, eles rezam e cantam, acreditando que o “profeta” tenha incorporado o espírito de Jesus Cristo e que a humanidade inteira sucumbiria hoje, às 4 horas da tarde.

Em sessões de culto da seita que dirige, Luiz Pereira (no detalhe, na foto) orientava os seus seguidores a abandonar os empregos e todos os bens terrenos, inclusive a família, e se isolar junto aos demais “irmãos” para aguardar a fim dos tempos devidamente juntos, orando e cantando, na referida casa de Teresina (que possui dez quartos). A orientação, evidentemente, incluía instruções para que todas as propriedades materiais – como dinheiro, imóveis e bens de valor – fossem transferidas para a seita, que, claro, saberia como “administrá-las” no além, depois do fatídico evento.
A polícia esteve na casa de onde retirou, por orientação do Conselho Tutelar, cerca de trinta crianças, que foram encaminhadas à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente por se encontrarem em situação de risco. Segundo suspeitas, todos os presentes seriam induzidos a tomar uma sopa misturada com veneno de rato, numa cerimônia de suicídio coletivo (da qual o “profeta” certamente não participaria). A polícia militar, com um efetivo de cinqüenta policiais, manteve um cerco à casa durante toda a noite de quinta para sexta-feira, numa vigília que prosseguiu durante o dia.
No início da tarde de sexta-feira (hoje), a polícia invadiu a casa e o “profeta” se entregou. Populares também cercaram o local atirando pedras e ameaçando linchar o “iluminado”, dando ainda mais trabalho para os policiais.
O episódio repercutiu na imprensa internacional, especialmente nos tablóides sensacionalistas Daily News e The Sun. Os crentes concentrados em Teresina podem ter ficado decepcionados pelo “fracasso” de suas expectativas mas, graças à ação policial, deverão retomar os bens deixados para o esperto “profeta do apocalipse”.

comente esta matéria
ou mande um e-mail para
otto.horst@ig.com.br
Sua opinião é muito importante para o
direcionamento das abordagens deste blog.
O autor agradece a sua participação
 

Nenhum comentário: