sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Revista enfocará erros em pesquisas

O biólogo brasileiro Eduardo Fox, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, editará uma revista especializada em pesquisas científicas que deram errado. Será o Journal of Errorology, ou Revista da Errologia, em tradução livre. A revista publicará matérias enfocando as pesquisas cujos resultados não foram os esperados, analisando os fatores e as causas prováveis dos erros. A principal finalidade, segundo o editor, é evitar que novos experimentos sejam feitos com a repetição de erros já cometidos anteriormente.
Espera-se que ela própria (a revista) não venha a ser motivo para uma matéria publicável, pois o universo midiático já emitiu um alerta: será que os pesquisadores/autores de projetos fracassados teriam coragem de publicar os seus erros? Parte-se da premissa de que, em princípio, todo cientista se auto-considera um gênio. E os “gênios” vão admitir as suas patacoadas?
Enfim, uma pergunta: por que o título da publicação em inglês, se editada, produzida e acabada aqui no Brasil? Alguém falou em “acabada”?
Crédito de imagem: Fotosearch (http://www.fotosearch.com.br)

Nenhum comentário: