sexta-feira, 30 de março de 2012

O mistério da Casa Sagrada


O canal por assinatura History Channel leva ao ar hoje à noite (22 horas) um instigante documentário sobre a casa onde supostamente Jesus Cristo teria vivido seus primeiros trinta anos, ou seja, antes de sair em peregrinação para difundir os ensinamentos e a crença que mais tarde se transformariam no cristianismo. Segundo alguns estudiosos, seria também essa a casa em que Jesus nasceu.

De acordo com os relatos sacros, a casa teria sido misteriosamente transportada de sua localização original, na cidade de Nazaré, no território da antiga Galiléia (hoje é território israelense), para Loreto, na Itália. Essa mudança não teria sido feita por meios materiais, mas sim, por entidades espirituais, e teria ocorrido em  etapas. A primeira mudança teria acontecido no ano de 1291, depois que os mouros (árabes) invadiram a Palestina por volta do ano 1260 e destruíram o templo que protegia a casa. Segundo os registros, ela apareceu na Dalmácia, que hoje faz parte da Croácia. Em 1294 a casa sumiu da Dalmácia e apareceu na Itália, na cidade de Recanati (Ancona), num bosque de loureiros. A terceira mudança teria acontecido no próprio local, com o seu deslocamento para um outeiro, em terras pertencentes a dois irmãos que passaram a se enfrentar belicosamente por causa da súbita valorização da sua propriedade. Talvez por essa razão tivesse ocorrido a última mudança, no fim de 1295, também em pequena distância, até onde se encontra hoje em dia.

A história laica, entretanto, tem outra versão: nada de anjos nem arcanjos, nada de mistérios ou de milagres. A Casa Santa, efetivamente aquela em que moraram Maria e José, os pais de Jesus Cristo, teria sido transportada de seu local de origem para a Itália em viagem marítima que levou três anos. O traslado ocorreu por ordem do príncipe Angelo Comneno,  de Constantinopla, um dos dirigentes do que ainda restava do Império Bizantino, que vinha em queda livre diante da invasão muçulmana. Para salvar a casa sagrada, Angelo Comneno determinou a sua remoção e transporte para a Itália. A viagem, sim, sofreu várias interferências e interrupções, até mesmo por conta dos conflitos (predominantemente religiosos) ocorrentes em toda a região na época.

Independentemente do fato de a casa ter sido transportada por anjos ou por marmanjos, a região começou a receber levas de peregrinos em busca do lar sagrado. Em 1469 ergueu-se uma Basílica no local. Pouco a pouco formou-se uma cidade nas redondezas, a Loreto de hoje, na costa adriática da Itália.

Imagem: (http://aparicoesdejesusmariaejoseemjacarei.blogspot.com.br)

Nenhum comentário: