sexta-feira, 30 de março de 2012

Russos querem ir à Lua


Um projeto que já está criando sérias polêmicas entre os entendidos no assunto e também entre o povo russo, é a volta do homem à Lua. A proposta é da Agência Espacial Russa, a Roskosmos, que pretende enviar astronautas ao satélite terráqueo até o ano de 2020. O custo do projeto corresponde a 30 bilhões de reais e, atualmente, o orçamento anual da Roskosmos é de apenas 120 bilhões de rublos, o equivalente a 7,2 bilhões de reais.

A grande jogada dos cientistas russos é construir uma estação espacial em solo lunar. Ela poderia servir como base de lançamento de naves interplanetárias, como as que pretendem explorar o planeta Marte. Mas o custo da empreitada assusta, e a resistência ao projeto ainda é muito grande. Segundo outra corrente de entendidos, nada justificaria essa gastança. Segundo essa corrente, “depois de 50 anos da expedição americana, não interessa a ninguém (a volta à Lua) e dificilmente pode constituir uma justificativa suficiente para demandar uma soma tão grande de dinheiro. O programa científico de exploração do satélite da Terra é, desde já, assegurado por expedições de veículos não tripulados de vários países, inclusive da Rússia”. Tudo indica que os cientistas russos também têm seus momentos de viver no mundo da lua.

Mas que seria excitante assistirmos novamente (para quem viu Neil Armstrong e Edwin Aldrin pisarem em solo lunar em 1969) um ser humano pisando na Lua, disso não há dúvida. E, para quem não viu (não vale ter visto o vídeo-tape – não é a mesma coisa!), certamente a excitação será ainda maior.

Imagem: Gazeta Russa (http://gazetarussa.com.br)

Nenhum comentário: