sexta-feira, 23 de março de 2012

Prepare-se: a Terra vai entrar numa fria


Cientistas do Observatório de Pulkovo, na Rússia, concluíram que nosso planeta vai entrar em nova PEG – Pequena Era do Gelo (ou Pequena Era Glacial), a partir de 2014. O anúncio foi feito pelo professor Habibullo Abdusamatov, diretor do Setor de Investigações Espaciais do referido Observatório, em entrevista à Rádio Voz da Rússia. Ele declarou que, de acordo com os nossos dados, a temperatura começará a decrescer de modo contínuo a partir de 2014. O pico do frio será em 2055. O esfriamento fará com que as superfícies cobertas pelos cultivos agrícolas diminuam significativamente. Além dos problemas com a alimentação, será muito mais difícil fazer a exploração do petróleo e gás no hemisfério norte. O esfriamento será sentido em quase todos os países, principalmente no hemisfério setentrional”.
Essa poderá ser a quinta PEG nos últimos nove séculos. Elas foram sentidas nos séculos 13, 15, 16, 17 e 19. Na PEG do século 17 os vikings abandonaram a Groenlândia. A Finlândia perdeu cerca de um terço de seus habitantes e a Islândia, a metade. Nos Alpes, as geleiras soterraram aldeias inteiras. Mas fique frio (desculpe o trocadilho), as PEG nunca duram mais do que cem anos.
Seria bom que os cientistas chegassem a um acordo. Enquanto muitos trombeteiam o efeito estufa e um superaquecimento, agora vêm os russos dizendo o contrário, que a Terra vai esfriar pra burro (e pra nós também). Assim ficamos perdidos, não sabendo se compramos sobretudos e casacões ou se ficamos com bermudas e camisetas com a restituição do imposto de renda que deve vir logo por aí. Isso se não aparecer alguma malha fina no caminho.

Nenhum comentário: