sexta-feira, 4 de maio de 2012

Domingo é dia de superlua


Vai acontecer na noite de sábado para domingo, aos 35 minutos da madruga, a maior lua cheia de 2012. Chamada de superlua, acontece porque coincide com a menor distância entre a Terra e o satélite, de “apenas” 356.955 quilômetros. Tecnicamente o fenômeno é chamado de perigeu. A variação na distância entre Terra e Lua acontece porque as órbitas não são exatamente circulares.

Nesse dia, o satélite aparecerá 8% maior no firmamento. Apesar de ser a maior lua cheia do ano (segundo os astrólogos, será a Lua Cheia de Sagitário), o fenômeno não chegará a ser de impacto. Mesmo assim, é um prato cheio para os místicos, que atribuem à lua uma série de poderes e influências sobre os seres humanos.

As bases das antigas crenças celtas, fundamento maior do paganismo pré-cristão, certamente estão ligadas à associação entre as trevas e o mal. Como as fontes de luz artificial eram absolutamente precárias naqueles tempos, a luz da lua representava o antídoto natural às trevas noturnas e, por consequência, a lua cheia passava a ter papel preponderante em tais entendimentos. Como muitos desses ritos pagãos são ainda hoje celebrados por vários grupos místicos, essa explicação não deve desestimular as cerimônias mágicas que certamente estarão acontecendo em muitos lugares neste fim de semana. Segurem-se!

Imagem: Esoteríssima (http://esoterissima.com.br)

Nenhum comentário: