terça-feira, 2 de outubro de 2012

Uau, os ETs mandaram um recado



O episódio completou 35 anos recentemente, e até agora o mistério continua. Em agosto do ano de 1977 o professor da Universidade de Ohio Jerry Ehman, um colaborador do SETI (sigla em inglês para Busca por Inteligência Extraterrestre), um instituto com sede em Delaware, EUA, rabiscou a palavra WOW num pedaço de papel que havia saído da impressora do seu computador. Wow é uma interjeição inglesa correspondente ao nosso “uau”, exprimindo um misto de espanto e alegria.

O wow de Jerry Ehman tinha razão de ser. O computador dele, assim como muitos outros, de colaboradores do SETI, estava sintonizado com o espaço sideral. O SETI, organização fundada em 1959 por dois astrônomos norteamericanos, Phillip Morrison e Giuseppe Cocconi, desenvolveu um projeto chamado de Seti@home, que funciona à base de colaboradores voluntários, os quais “emprestam” os seus computadores em determinadas horas do dia ou da noite. Cada um desses computadores é direcionado a receber sinais de rádio vindos do espaço sideral. Segundo os astrônomos fundadores do SETI, os sinais de rádio representam a forma mais prática e funcional de contato por parte de civilizações alienígenas, se estas efetivamente estiverem dispostas a enviar sinais para a Terra. Essa opinião é compartilhada pela maioria dos cientistas da atualidade.
Após dezoito anos de infrutífera espera, eis que o computador de Jerry registrou um sinal, na freqüência de 1420,4556 MHz (lê-se megahertz), que durou precisos 72 segundos. O computador decodificou o sinal e enviou o “texto” para a impressora. Esta, por sua vez, “apresentou” um papel com seis números e quatro letras, exatamente como mostrado na imagem que ilustra esta matéria. Até hoje ninguém entendeu o que a “mensagem” significa (se é que de fato tem algum significado).
Várias hipóteses surgiram sobre o suposto bilhete alienígeno. A mais aceita é de que se trata de um “ruído” sideral e não exatamente de um sinal de rádio. Algo como uma interferência eletrostática, tão comum nas transmissões radiofônicas terrestres. Outra hipótese é de que se trate de uma mensagem preliminar, uma espécie de teste. Afinal, o sinal veio de algum lugar da Constelação de Sagitário, conforme os estudiosos, e isso fica a 120 anos-luz da Terra. Neste caso, é só esperar mais 85 anos (120 – 35 = 85), se é que os aliens sagitarianos efetivamente receberam o nosso sinal de retorno (que foi mandado, sim senhor!) Paciência, astronomia é assim mesmo...

comente esta matéria
ou mande um e-mail para
otto.horst@ig.com.br
Sua opinião é muito importante para o
direcionamento das abordagens deste blog.
O autor agradece a sua participação
 

Nenhum comentário: