sexta-feira, 20 de abril de 2012

SP tem quase 350 km de filas

Na noite de ontem, por volta das 19:30 horas, a capital paulista registrava quase 350 quilômetros de filas de carros paralisados em mais um dos gigantescos engarrafamentos que diariamente infernizam a vida dos cidadãos paulistanos. A marca não foi nenhum recorde. Nesse horário os congestionamentos chegam facilmente aos 500 km, considerando toda a cidade, segundo medições da empresa MapLink.

Por seu turno, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o congestionamento nas vias monitoradas (868 km), chegou a mais de 103 quilômetros, o que representa cerca de 12% do total, quando a média diária nesse horário é de 13,6%. E, vejam bem, ontem não houve nenhum incidente que possa ter aumentado o problema, e ocorrências dessa natureza não chegam a ser raridade na capital paulista. Ah, ia esquecendo, ontem foi comemorado o Dia do Índio,mas mesmo assim não se pode dizer que alguém tenha prestado homenagem aos indígenas. Afinal, congestionamento em SP é como tiroteio em favela do Rio: todo dia tem. E não dá para qualificar o congestionamento como uma singular fila indiana. São muitas filas indianas!

Esses fatos reforçam cada vez mais a tese levantada pelo blog, que prega a necessidade de “esvaziar” a cidade, partindo do princípio que o seu maior mal (e que afeta todas as metrópoles gigantes) é o excesso de gente. Parece radical, mas futuramente se concluirá que a solução será mesmo desestimular o crescimento populacional, com incentivos para o deslocamento de grandes empresas e organizações para centros menores. Como alguérm já disse antes: quem viver, verá.

Imagem: G1 São Paulo (http://g1.globo.com/sao-paulo)

Nenhum comentário: